Menu fechado

Servo Motor

Servo Motor

Você conhece o Servo Motor e porque ele é tão importante? Continue a leitura para descobrir.

O servo motor é uma máquina eletromecânica que tem movimento proporcional ao comando dado por meio de um sinal de controle. Por meio do controle de seu movimento direciona-se à posição pretendida e com velocidade monitorada. O eixo deste motor move-se em 180° e, em alguns modelos, 360°. Esta alteração é possibilitada comumente em aeromodelismos. Assim, sua característica mais marcante é a capacidade que possui de movimentar o seu braço até determinada posição e mantê-lo. A especificação deste motor atende às seguintes características: tamanho, torque, velocidade, material das engrenagens, liberdade do giro do eixo, consumo.

Ao contrário do motor de passo que tem utilização em casos que requerem precisão e força, o servo motor serve para precisão entre 0º e 180° e sem força. Também são utilizados em mecanismos de automação que também não exigem força.

Os Servo motores não pertencerem à uma classe específica de motores, ou seja, eles podem ser tanto motores CA (corrente alternada) quanto motores CC (corrente contínua). Os servos são atuadores projetados para aplicações onde é necessário fazer o controle de movimento com posicionamento de alta precisão, reversão rápida e de alto desempenho.

Os Servo motores de corrente contínua geralmente são usados em projetos menores, eles possuem um custo relativamente baixo e são eficientes. Os servo motores de corrente alternada normalmente são usados em ambientes industriais, pois costuma ser de elevada potência, oferece maior exatidão no seu controle e pouca manutenção.

Este tipo de motor tem ampla área de atuação. Por exemplo: aeroespacial e defesa, agrícola, automação industrial, automotivo, bebidas, calçados e curtumes, corte e conformação, eletrônica, embalagem, gráfico, maquinário da indústria em geral, máquinas operatrizes, medicina e saúde, metalomecânica, moveleiro, óleo e gás, pesquisa e acadêmico, plástico, processo de alimentos, siderúrgico, têxtil, dentre outros, robótica, sistemas automatizados, máquinas CNC e em outras diversas aplicações.