Menu fechado

Circuito Eletrônico ou Circuito Elétrico?

Circuito Eletrônico ou Circuito Elétrico

Você conhece o Circuito Eletrônico ou Circuito Elétrico e a sua importância? Continue a leitura para descobrir.

Agora que nós já entendemos o que é uma placa eletrônica, vamos nos aprofundar mais nos Circuito Eletrônico ou Circuito Elétrico.

Os circuitos eletrônicos se distinguem dos circuitos elétricos por possuírem interligações entre diversos componentes eletrônicos e tendam a ser circuitos de baixa tensão, enquanto os circuitos elétricos somente têm conexões entre componentes elétricos.

Exemplificando, um circuito simples pode incluir dois componentes: uma bateria e uma lâmpada. O circuito fará então que a corrente flua da bateria à lâmpada, e depois retorne a bateria. Assim estará completo o seu percurso.

Elementos básicos de um circuito:

Os circuitos também podem ser mais complexos. No entanto, todos os circuitos devem apresentar seus três elementos básicos:

  1. Fonte de voltagem: uma fonte de tensão que faz com que a corrente flua, fornecendo energia.
  2. Carga: é o que consome a energia, é o trabalho real feito pelo circuito. Sem carga não há muito sentido em existir um circuito.
  3. Caminho condutor: fornece a via para a corrente fluir. Começa na fonte de tensão, viaja através da carga e, então, retorna a fonte. O percurso vai do lado negativo da fonte de tensão até o positivo.

Antigamente, a montagem de circuitos eletrônicos era feita de forma artesanal e sobre um chassis. Neste chassis eram parafusadas pontes de ligações, e nestas feitas as conexões entre os diversos componentes e a respectiva fiação, soldados de acordo com um diagrama pré estabelecido.

Com o aumento da miniaturização, veio a necessidade de uma aglomeração mais compacta entre os componentes e peças formadoras do circuito eletrônico. Esta nova plataforma de montagem era totalmente diferente dos chassis e suas pontes de conexão. Inicialmente os circuitos começaram a ser aglomerados em placas de materiais isolantes com furos onde de um lado se inseriam as pernas dos componentes e na outra face eram soldados os fios das conexões. Este processo, além de demorado acabava por complicar a montagem, aumentando a probabilidade de erros.

Passou-se então a se utilizar um método de alta escala de produção chamado de circuito impresso. Os circuitos impressos utilizam componentes como resistores, capacitores, transístores e condutores entre outros.

Mas se hoje já conseguimos ter grande rapidez e facilidade na fabricação de Circuito Eletrônico ou Circuito Elétrico, os desafios são outros. Além da possibilidade de impressão 3D, suas aplicabilidades são a cada dia mais inacreditáveis.