Menu fechado

Plásticos especiais para área médico-hospitalar

Plásticos

Você já conhece plásticos para área médico-hospitalar e sabe o porquê eles são tão importantes?

O uso de materiais plásticos na fabricação de produto médico-hospitalar e odontológicos tem dado apoio a grande parte do progresso no diagnóstico e tratamento de doenças, promovendo uma verdadeira revolução silenciosa nos bastidores da vida.

Hoje em dia é difícil imaginar clínica, hospitais, consultórios médicos e odontológicos operando sem o uso de material descartável, nos quais os plásticos predominam como aliados na rotina de cuidados de higiene e prevenção de contaminações.

Para além dos descartáveis, os polímeros são usados intensamente na fabricação de peças técnicas para equipamentos, instrumentação cirúrgica, próteses e órteses, atendendo a requisitos como biocompatibilidade, propriedades de barreira, resistência a substâncias usadas na esterilização, entre tantos outros.

O segredo dessa ampla disseminação do material consiste na diversidade de características que podem ser obtidas com a formulação e aditivação de resinas. As especificidades da demanda desse mercado fizeram surgir o termo “plástico de grau médico” (medical grade) para categorizar os materiais que cumprem exigências típicas, Mercados como o europeu e o norte-americano já estabeleceram diretrizes quanto à aquisição e consistência dos materiais poliméricos.

Identificadas em nossa base se dados temos hoje em torno de cem empresas transformadoras de plásticos que se dedicam exclusivamente à fabricação de itens relacionados aos setores médico-hospitalar e odontológico. Atender às necessidades de informação desses transformadores e de outros mais que tenham intenção de conhecer melhor o mercado é objetivo deste levantamento de fornecedores de resinas especiais, o qual inclui também algumas à fabricação de itens descartáveis.

A relação de empresas foi elaborada de maneira a não apenas exibir marcas, mas apresentar as principais características dos materiais fornecidos, visando simplificar a busca os profissionais de projeto e equipes que se encarregam da sua especificação no desenvolvimento de produtos médico-hospitalar, farmacêuticos e odontológicos.

Revista Plástico Industrial N°258