Menu fechado

Automação, setor de energia busca por projetos.

automação

Revista IPESI – EI – 227

Entender o que é a automação de processos tem sido cada vez mais fácil durante os últimos anos. Esse recurso, adotado por empresas de diferentes setores, torna-se popular principalmente por causa dos benefícios que traz, como gerar mais eficiência, reduzir custos e minimizar erros. Mas, mesmo com essa aparente popularidade, poucos eram os setores que de fato investiam nesses projetos – um cenário que começa a mudar de forma acelerada com a Covid-19, segundo a Minsait, uma empresa Indra.

De acordo com a companhia, referência em projetos de automação usando softwares (RPA), a pandemia tem contribuído para que cada vez mais setores busquem pelos benefícios que esse tipo de solução pode trazer, especialmente pela ausência de mão de obra humana quase obrigatória em meio ao cenário atual. Setores como energia, oil&gas, financeiro, seguros, telecom e indústria têm sido os principais responsáveis pelo aumento por esse tipo de aplicação nos últimos meses.

O setor de energia representava 15% do total dos nossos projetos de RPA no Brasil e, hoje, nossas projeções apontam que esse percentual pode chegar a 40%. O setor financeiro segue o mesmo ritmo, passando de 10% para aproximadamente 20% em curto prazo. Além disso, temos projetos fechados recentes com um banco digital, uma seguradora e um indústria de bens e consumo. Nosso pipeline cresce semanalmente”, destaca Flávio Carnaval, head de Tecnologias Avançadas da Minsait no Brasil.

A versatilidade desse tipo de solução e a rapidez para trazer resultados são pontos que contribuem para o aumento repentino de sua popularidade. Hoje, a Minsait já aplica esses serviços em áreas como operações, vendas, suporte e manutenção, atendimento ao cliente, financeiro, contabilidade, recursos humanos e TI. Os projetos são feitos de acordo com a necessidade de cada cliente e demoram, em média de seis a 12 meses para atingirem o payback.

“É fundamental valorizar a oportunidade que esse momento nos traz. Diferentes empresas estão buscando agora por pequenos projetos para entender como a tecnologia pode funcionar na prática e o ganho com esse tipo de solução certamente pode ser expandido ao longo do tempo. À medida que mais empresas ganham confiança e veem os benefícios que soluções de RPA podem trazer, projetos podem ser remodelados e atingirem objetivos cada vez mais complexos. Sem dúvida, é necessário que companhias de tecnologia estejam atentas para a oportunidade que esse momento traz”, destaca Carnaval.

Ainda no topo da lista de preocupações dos executivos em meio à pandemia de Covid-19, a Mainsait também destaca que outras aplicações de TI, mais complexas, também devem ganhar popularidade em diferentes setores. Exemplos delas são: Gestão e governança de dados na nuvem, automação inteligente e segurança da informação. “Estes temas estão na agenda de qualquer empresa minimamente engajada a atuar iniciativas ligadas ao mundo digital e deverão impulsionar os mercados nos próximos meses”, finaliza Carnaval.