Menu fechado

PP para impressão 3D industrial

PP

Você já conhece PP para impressão 3D e sabe o porquê ele é tão importantes?

A norte-americana Hewlett Pacóckard (HP) estabeleceu uma parceria com a alemã BASF (ambas com escritórios em São Paulo, SP) para o desenvolvimento de um polipropileno (PP) apropriado para a manufatura aditiva (impressão 3D) em nível industrial, com as mesmas características do grade empregado na indústria de transformação.

O novo insumo (PP) será comercializado dentro do portfólio de materiais fornecidos pela HP aos seus clientes da área de impressão 3D, e poderá ser usado na confecção de produtos finais para segmentos como automobilístico, industrial, eletrodomésticos, cosméticos e na industria de produtos médicos.

A HP tem como um de seus compromissos acelerar a adoção dos processos de manufatura aditiva pela indústria, e para isso anunciou a expansão da sua rede de parceiros no setor, com a formação de alianças envolvendo toda uma rotina relacionada a certificações, qualificação e verificação, exigências típicas do meio industrial.

Expansão de peças impressas em 3D

Nos processos industriais espera-se que as peças produzidas, tanto por manufatura aditiva quando por métodos subtrativos, sejam menores do que o maquinário que as produziu. Isso se deve à limitação da área de trabalho, como acontece com as impressoras 3D, por exemplo, Por esse motivo, peças grandes tendem a ser unidas por sistemas mecânicos, de soldagem ou adesivos.

Porém, um grupo de departamento de nenoengenharia da UC San Diego publicou um artigo na ACS (American Chemical Society) intitulado “A highly expandable foam for lithographic 3D printing“, o qual descreve o desenvolvimento de uma resina de pré-polímero expansível para processo de estereolitografia (SLA) que é ativada por calor após o processo de impressão a resina é utilizada normalmente para impressão da peça e, após sua cura por UV recebe um aporte de calor que permite sua expansão tridimensional em até 40 vezes, se comparada ao seu volume original.

Revista Plástico Industrial – N° 261