Menu fechado

Peças plásticas impressas em 3D com acabamento de injetadas

Peças plásticas

A Protolabs (Estados Unidos) anunciou a criação de um processo de acabamento para peças plásticas impressas em 3D que é capaz de melhorar a qualidade superficial, mesmo de componentes com geometria muito complexa.

O novo processo, denominado “Vapour Smoothing”, algo como “suavização a vapor”, em tradução literal, está atualmente disponível para uso em peças plásticas impressas em PA12 e em TPU. De acordo com informações divulgadas pela empresa, esse pós-processamento permite obter uma qualidade superficial que, de outra forma, só serial alcançada via moldagem por injeção.

Enquanto a manufatura aditiva se destaca pela ampla liberdade de design do produto, sendo por isso especialmente adequada para produção de baixo volume, a moldagem por injeção é conhecida principalmente por suas vantagens na produção de grandes volumes de peças bem acabadas.

Uma diferença fundamental entre esses dois processos até agora era a qualidade da superfície, consideravelmente melhor quando obtida por injeção do que no casa das peças impressas em 3D. Os componentes acabados produzidos por manufatura aditiva normalmente têm uma superfície mais áspera, em parte devido aos espaços entre as camadas de material depositadas. Essa característica é crítica no setor médico, assim como em qualquer outra aplicação em que as peças entrem em contato com fluidos ou nos casos em que a facilidade de limpeza é um fator de qualidade decisivo.

A técnica de acabamento superficial por vapor permite que peças obtidas por processos de impressão 3D como sinterização seletiva a laser (SLS) e fusão por jatos múltiplos (MultiJetFusion, MJF), ou mesmo por fusão de filamentos, tenham sua superfície suavizada e refinada. Para isso, as peças são acondicionadas em uma câmara em que recebem aquecimento e um solvente que atua alisando a superfície e vedando as lacunas entre as camadas depositadas.

Além da melhor das qualidade superficial, as características físicas das peças também são alteradas, a exemplo do aumento do índice de alongamento até a ruptura. A impermeabilização obtida pelo método confere aos componentes propriedades importantes que os tornam adequados para uso de tanques, tubos e dutos de fluidos, tampas de válvulas e reservatórios de óleo, por exemplo, usadas em setores como automotivo, médico e em inúmeras aplicações industriais.

Revista Plástico Industrial – Março 2022 – Pg. 20