Menu fechado

Gás renovável

Gás renovável

Copa Energia e USP firmam acordo para viabilizar produção de Gás renovável BioGLP.

A Copa Energia, detentora das marcas Copagaz e Liquigás, assinou no dia 11 de fevereiro, um acordo de cooperação com a Universidade de São Paulo (USP) para desenvolver nos p´roximos quatro anos o projeto BioGLP, estratégico para os novos rumos da companhia em termos de desenvolvimento de tecnologia e de sustentabilidade.

Segundo Pedro Turqueto, VP de Estratégia e Mercado da Copa Energia, além da busca pela produção de outras fontes renováveis de energia, a companhia tem como objetivo, por meio de acordo, formar mão de obra qualificada para atuar diretamente no setor energético. ” A cooperação entre empresa e universidade é fundamental para o avenço tecnológico e o Desenvolvimento de soluções inovadoras. Neste sentido, serão oferecidas bolsas de estudo para os estudantes de pós-graduação se dedicarem so projeto e desenvolverem habilidades para suprir a necessidade do novo mercado que estamos propondo”, explicou.

O BioGLP é um combustível gasoso, de origem renovável, obtido a partir do tratamento do lixo, do bagaço da cana-de-açúcar e do óleo vegetal, por exemplo. De acordo com Leonardo Silva, coordenador de Novas Tecnologias da Copa Energia, o gás renovável tem o mesmo desempenho que o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) comercializado atualmente, conhecido popularmente como gás de cozinha.

“Em termos químicos, o produto exerce a mesma função, se comparado ao tradicional. O diferencial é a sustentabilidade, uma vez que ele emite até 80% menos carbono na combustão do que o de origem fóssil. Por ser obtido a partir de fonte renovável, não há risco de agressão ao meio ambientes e nem de esgotamento produtivo”, explicou Silva, que já atuou na produção do BioGLP na Europa. Desde 2017, o continente europeu e os Estados Unidos já comercializavam pequenas quantidades do produto.

Outras iniciativas – A Copa Energia tem parcerias com a academia para contribuir com os avanços da pesquisa científica no Brasil e desenvolver fontes alternativas, preferencialmente não fósseis, de obtenção de energia. Há em andamento projetos com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) sobre novos usos do GLP, com geração de energia onde a eletricidade não chega e, também, para o aquecimento de tanques de criadouros de peixe. “A companhia busca, por meio do desenvolvimento da tecnologia sustentável, se comprometer com as questões de ESG e contribuir para a transformação da cadeia produtiva do setor energético”, destacou Turqueto.

A Copa Energia, cuja origem remonta a 1955, na cidade de Campo Grande (MS), foi fundada pela empresário Ueze Zahran. É a holding que incorpora as tradicionais marcas Copagaz e Liquigás, que juntas lideram no Brasil o engarrafamento, a comercialização e a distribuição de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), popularmente conhecido como gás de cozinha – responsáveis por atender a 25% do mercado nacional por meio de mais de 7,5 mil revendas, que entregam 5 botijões por segundo em todo país. A empresa é detentora da mara Purogas, gases especiais para aerossóis livre de impurezas, odor e umidade. Possui operações em 24 estados e no Distrito Federal, conta com mais de 4 mil colaboradores, e receita líquida de R$10 bilhões.

Revista IPESI – EI – 238 – Pg 19