Menu fechado

IoT industrial avança com Pandemia de Covid-19

IoT

Há um rápido aumento no nível de maturidade das organizações que adotam a Internet das Coisas (Internet os Thinks – IoT) industrial desde o início da pandemia de Covid-19. Segundo pesquisa da Insmarsat, entrevistados provinientes de vários setores também relataram que a Covid-19 demonstrou a importância da IoT para seus negócios, com muitas implementações de IoT aceleradas em resposta à pandemia.

A adoção de IoT teve um enorme progresso de 2020 a 2021. Mais de três quartos (77%) das organizações pesquisadas já implantaram totalmente pelo menos um projeto de IoT, com 41% tendo alcançado isso no período de doze meses a partir do segundo trimestre de 2020. Dos 23% restantes dos entrevistados que ainda não implantaram totalmente os projetos de IoT, todos estão atualmente testando-os ou planejam implantar ou testar pelo menos um projeto de IoT nos próximos 18 meses.

Outros 84% dos entrevistados indicaram que aceleraram ou pretendem acelerar a adoção da IoT em resposta aos desafios relacionados à Covid-19. Este números inclui 47% que já aceleraram a adoção da IoT para responder vírus, 24% que acelerará nos próximos meses e 14% que acelerará além dos próximos 12 meses. Os 47% que já aceleraram a adoção da IoT são menos propensos a afirmar que a Covid-19 impactou negativamente sua capacidade de operar, do que aqueles que ainda não o fizeram, demonstrando uma ligação entre a IoT e a continuidade dos negócios durante a pandemia. Além disso, mais da metade (52%) dos entrevistados indicaram que os desafios comerciais e operacionais relacionados à Covid-19 destacaram a importância da IoT

“O rápido aumento nas implantações de Internet das Coisas nos últimos anos destaca o progresso considerável que a indústria global fez para superar algumas das forças mais desafiadoras do mundo. É particularmente interessante, embora lógico, que a Covid-19 tenha catalisado ainda mais as empresas para aumentar sua confiança nas tecnologias da Indústria 4.0, e particularmente na Internet das Coisas industrial, a fim de manter a continuidade dos negócios. Essas empresas que implementam tecnologias de IoT à frente de seus concorrentes e em suas cadeias de valor são aquelas que têm a chance de vencer a longo prazo”. afirma Mike Carter, presidente da Inmarsat Enterprise.

“Embora nossas descobertas apontem para a Internet das Coisas impulsionando aumentos significativos em eficiência, sustentabilidade e segurança nas cadeias de suprimentos globais, há áreas em que as organizações podem fazer melhorias para obter os melhores benefícios da tecnologia. Conectividade, gerenciamento de dados, escassez de habilidades, ameaças à segurança e níveis de investimento permanecem desafios à medida que as cadeias de produção e fornecimento do mundo se tornam cada vez mais digitalizadas e interligadas”, diz Carter.

O relatório é baseado em entrevistas com 450 entrevistados globais nos setores de agricultura, utilidades elétricas, mineração, petróleo e gás e transporte e logística no início de 2021, um ano após o início da pandemia. Entrevistados de empresas com pelo menos 250 funcionários das Américas, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico responsáveis por entregar iniciativas de IoT em suas respectivas organizações foram entrevistados.

Revista IPESI – Pg. 20