Menu fechado

Reciclagem converte colchões de PU em novas espumas

colchões

Uma campanha de reciclagem que tem como premissa a conversão de colchões constituídos de espuma de poliuretano (PU) em novos produtos foi iniciada a partir de uma consórcio formado entre a Dow (EUA), com subsidiária em São Paulo (SP), o Instituto Akatu (são Paulo, SP) e órgãos públicos da cidade de Hortolândia (SP).

Trata-se de um programa chamado Reuse, o qual tem como premissa estimular a economia circular no município e região por meio da formação de parcerias entre cooperativas de coleta e reciclagem de plásticos e outros materiais, assim como conscientizar a população quanto à importância do descarte correto de resíduos.

Uma das frentes de trabalho consistirá na conversão de espumas feitas com PU em enchimentos e / ou aglomerados de espuma. Isso será feitos por uma cooperativa parceira das instituições responsáveis pelo projeto, que vai processar o material por meio de reciclagem mecânica.

Além disso, serão realizadas campanhas cujo objetivo será incentivar a criação de consórcios entre estabelecimentos comerciais, empresas, instituições de pesquisa e ensino, entre outras. As partes envolvidas também preveem a criação de iniciativas voltadas para a execução de ações junto a comunidades, modernização de postos autorizados ao recebimento de resíduos e ações educacionais.

Leonardo Censoni, diretor comercial do negócio de poluiretanos da Dow para a América Latina, disse que um dos pilares do programa é, “promover a economia circular por meio da sensibilização e da educação, enfatizando os benefícios ambientais, sociais e econômicos da reciclagem de materiais”. Ele também comentou que a campanha sobre reciclagem não será apenas voltada para colchões: “Estamos implementando uma estrutura que viabiliza a coleta dos mais variados tipos de resíduos, a fim de garantir o descarte correto da espuma de poliuretano”.

Isso quer dizer que também poderão ser reciclados sofás e poltronas, por exemplo. Em comunicado à imprensa, foi informado que o número de colchões e sofás já recolhidos se aproxima de 1.800 unidades.

Revista Plástico Industrial – Novembro 2021 – Pg 51