Menu fechado

Cores para um novo ano

cores

Participantes do levantamento anual para elaboração do guia de fornecedores de insumos para a coloração de materiais plásticos informaram também estar muito atentos aos estudos de tendências de cores que norteiam o lançamento de produtos.

As Cores atribuídas aos bens de consumo não são definidas aleatoriamente há um bom tempo. Desenvolvedoras internacionais de insumos para coloração de materiais plásticos criam seus próprios estudos, levando em conta tendências mundiais que refletem os ânimos da sociedade e, por consequência, dos consumidores.

Essas tendências têm sido observadas de perto pelas fornecedores de masterbatches, pigmentos e corantes que atuam no mercado brasileiro, e têm sido exploradas ao final de cada ano por matérias especiais da Plástico Industrial. Nesta edição unimos a pesquisa para atualização do guia de fornecedores de insumos para coloração a um questionário que sondou qual a relação das empresas fornecedoras com os estudos de tendências de cores.

O levantamento mostrou que 70% das participantes deste guia acompanham os estudos de tendências para definir quais cores e tons serão ofertados ao mercado no próximo ano. Para algumas delas, 100% do que é oferecido aos clientes tem por base esses estudos.

A quase totalidade das empresas participantes afirmaram acompanhar apontamentos das tradicionais empresas Pantone, Americhem e Avient (fusão da PolyOne com a Clariant), mencionando também referências como revistas internacionais, tendências do mercado de cosméticos e de vestuário, o Color Trends da Think Plastic Brazil, Eckart, formadores de tendências em moda e vestuário, Kalay, revistas de setor calçadista e de brinquedos, além de dicas e solicitações da sua própria clientela.

Quando inquiridas sobre qual a porcentagem de clientes que escolhem corantes e pigmentos em função dos estudos de tendências, mais de 50% das fornecedoras responderam de forma afirmativa, o que revela o quanto o setor de transformação tem acompanhado atentamente esses estudos.

E finalmente foi solicitado as participantes que informassem resumidamente quais as cores que estarão em destaque nos seus catálogos em 2022. Para essa pergunta, 70% das empresas contribuíram com respostas, e os ´´igmentos de efeito metalizado estiveram presentes em 50% delas.

Confira algumas das cores mencionadas:

  • Cores imitando fibras naturais
  • Cores lançadas no evento World Plastic Connection, da Think Plastic Brazil
  • Pigmentos com efeito nos tons ouro e cobre
  • Azul e laranja
  • Glitter, perolizados e tons metálicos
  • Cores ligadas à natureza
  • Neon, verde e pigmentos de efeito metalizado
  • Cores vivas, brancos e pretos, fluorescentes e efeitos metálicos especiais.

Revista Plástico Industrial – Pg 48.