Menu fechado

A recuperação de metais diminui impacto ambiental

metais

Recuperar metais presentes em eletrodomésticos, equipamentos industriais, carros e outros itens antigos é algo importante do ciclo de vida das matérias-primas, reduz o desperdício, aumenta o valor dos produtos fabricados e diminui consideravelmente o impacto ambiental.

Os recicladores e funcionários de ferros-velhos, para aproveitarem o metal sucateado, precisam fragmentar o material e classificar os diferentes metais. O aço-carbono, que é o metal comum, pode ser cortado com oxicorte, tesouras ou plasma. No entanto, os metais não ferrosos de maior valor, como cobre e alumínio, podem ser cortados somente por meios mecânicos ou com plasma.

“O plasma geralmente é mais rápido e seguro do que outros métodos, diante das suas melhores condições ergonômicas. Além disso, ele oferece mais segurança no trabalho”, afirma Edson Urtado, gerente de vendas da Hypertherm.

Ao contrário do oxicorte, esse tecnologia pode ser usada para cortar metais não ferrosos e ferrosos, o que permite que os ferros-velhos se concentrem nos metais mais valiosos, como o alumínio e o cobre.

Com métodos de corte de uso mais simples, o plasma aumenta a produtividade e reduz os custos com mão de obra. Tesouras, especificamente, devem ser manuseadas por um operador experiente e este equipamento caro pode ser facilmente danificado.

“Os sistemas a plasma Powermax da Hypertherm podem cortar metais de até 50mm (2 pol) em velocidades mais altas ou iguais às do oxicorte. Poalém disso, como o plasmar isso, esses sistemas são aquisições versáteis para operações de sucateamento. Além disso, como o plasma Powermax também corta aço inoxidável e alumínio, é possível realizar uma variedade maior de trabalhos”, comenta Urtado.

Com uma linha completa de tochas e consumíveis de vários estilos, é fácil achar a ferramenta de corte ideal para a sua tarefa. Escolha uma tocha manual padrão para os usos mais comuns ou uma tocha longa de até 1,2m que é capaz de aumentar a segurança no local de trabalho, pois o operador não precisará se esticar de forma perigosa. Os consumíveis para goivagem, para cortes em lugares com pouco espaço e cortes rentes trazem ainda mais opções.

A tocha SmartSYNC torna o sucateamento mais seguro, por permitir que o operador fique um pouco afastado do corte, evitando que ele estique de forma perigosa.

Matéria da Revista Plástico Industrial