Menu fechado

Injetora de Plástico

Injetora de Plástico

A máquina injetora de plástico é usada para o processo de fundir e moldar polímeros de acordo o formato da peça que se pretende obter. Nessa operação o plástico é derretido e injetado em um molde, que em seguida é resfriado e, então poderá ser aberto para extração da peça finalizada.

A America Flextec oferece serviços de qualidade em reparo, conserto de Injetora de plástico e seus equipamentos, fornecemos assistência para as principais fabricantes do mercado como:

  • Injetora Romi
  • Injetora Haitian
  • Injetora Engel
  • Injetora Demag Sumitomo.

Mas, como funciona?

Funil: a resina termoplástica, ou grânulos plásticos são inseridos no funil e direcionada para a zona de alimentação da rosca. Há também alguns modelos de maquinários em que os funis são substituídos por pequenos silos que também fazem a secagem do material garantindo maior velocidade e economia de energia nessa parte.

Cilindro (canhão): neste local que o material é derretido, por meio de resistências elétricas e do atrito com a rosca. Essa parte exige atenção e cuidado, pois se passar muito tempo no cilindro, com a pressão e o calor, todo o material pode se degradar.

Rosca: está localizada dentro do canhão serve para transportar, comprimir, fundir, homogeneizar e dosar o material utilizado nesse processo. A rosca é composta pelas zonas de alimentação, de compressão e de dosagem.

Bico de injeção: é o que faz a conexão entre o canhão e a bucha do molde. Para facilitar a passagem do material, há uma resistência elétrica nesta etapa. Um painel de controle é responsável pela dosagem da temperatura.

Molde: feito de aço e pode conter placas móveis ou estacionárias, que definem o formato final da peça. Quando acabado o produto é ejetado para fora do molde por meio de pinos ejetores. Um fluído refrigerante, geralmente água, também passa pelo material para retirar parte do calor e evitar superaquecimento.

Todo o funcionamento da injetora de plástico acontece por meio de um sistema hidráulico que regula a temperatura e mantém a força das tarefas. Da mesma maneira, a atividade é monitorada por um sistema de controle que mantém o bom funcionamento de todo o processo.

Na Indústria do Plástico, a injetora é um dos itens mais procurados, considerando especialmente os resultados que oferece como alta produtividade, velocidade e qualidade dos produtos finais.