Menu fechado

Cenário mundial dos robôs industriais

O mercado de robôs industriais continua em crescimento ao redor do mundo,

Conforme o relatório World Robotics 2023, publicado pela Federação Internacional de Robótica. Em cenário mundial, em 2022, foram registradas 553.052 instalações de robôs em fábricas, representando um aumento de 5% em relação ao ano anterior.

A Ásia lidera nesse cenário, sendo responsável por 73% de todas as novas instalações de robôs industriais. A China é o maior mercado mundial, com 290.258 unidades instaladas em 2022, um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. Para atender a essa demanda do cenário mundial em constante crescimento, tanto fornecedores domésticos quanto internacionais estabeleceram fábricas na China e aumentaram sua capacidade produtiva.

No Japão, que ocupa a segunda posição como maior mercado de robôs industriais, as instalações de robôs aumentaram 9% em 2022, chegando a 50.413 unidades. Esse número superou o nível pré-pandêmico de 2019, demonstrando a recuperação e o fortalecimento desse mercado.

Na Europa, a Alemanha se destaca como um dos principais adotantes de robôs, com uma participação de mercado de 36% dentro da União Europeia. No entanto, as instalações na Alemanha diminuíram 1% em relação ao ano anterior, totalizando 25.636 unidades. Já na Itália, as instalações cresceram 8% e alcançaram 11.475 unidades, representando uma participação de mercado de 16% dentro da União Europeia.

Nas Américas, as instalações de robôs aumentaram 8% em 2022, totalizando 56.053 unidades. Esse número superou o pico anterior, que ocorreu em 2018. Os Estados Unidos são o maior mercado regional, representando 71% das instalações nas Américas em 2022.

Robôs Industriais: Vendas crescentes

A Star Seiki, uma das pioneiras mundiais na automatização de máquinas de injetoras de plásticos, completa 60 anos em 2024. A empresa conta com duas fábricas no Japão e uma na China, além de centros de desenvolvimento na Europa e EUA. Possui escritório no Brasil desde 1997, prestando atendimento comercial e técnico para a América do Sul, região onde já possui 4 mil robôs instalados.

Seu portfólio é formado por diversas linhas de robôs cartesianos com características as mais distintas, indicados para aplicações de peças pequenas às de grande porte, além de todos os itens necessários para a instalação dos robôs em projetos sob medida.

Para o próximo ano, a empresa ainda irá traçar as metas, mas a expectativa é de que a procura por equipamentos de automação continue crescendo. Os equipamentos mais procurados são os indicados para automatizar injetoras entre 100 e 350 toneladas de força de fechamento.

“Na maioria dos casos são voltados para os segmentos de embalagens, utilidades domésticas, cosméticos e produtos promocionais. Temos notado o aumento constante de projetos de copos, brindes e produtos promocionais fabricadas pelo processo in mold label”, explica Morioka.

.Linha GXW V1-P ganhou mais velocidade e recursos novos

O modelo campeão de vendas é o ES/ESW, que chegou a sua quarta geração e recebeu aperfeiçoamentos.

“Os modelos GX/GXW, referência em tecnologia, também ganharam nova versão, denominada VI-P, com maior velocidade e recursos para diversas necessidades”. Outro destaque vai para o modelo ZXW-800VIP. “É um robô cartesiano ultra rápido, capaz de trabalhar em ciclos de injeção com duração de até 2,6 segundos”

Conte sempre com a America Flextec como sua parceira, temos especialistas comprometidos em não deixar sua maquina parada, envie seu equipamento Star Seiki para um avaliação.

Fontes: Showmetech / Plastico.com)

Assistencia tecnica assistencia tecnica servo motor Automata Bole Borche Chen Hsong circuito impresso clp conserto conserto inversor de frequencia conserto servo drive conserto servo motor controlador lógico programável Cosa Dakumar Focal Golden Eagle Haida haitian IHM Injetora injetora chinesa Jie Yang Jon Wai Kai Ming Keb Keba manutenção Manutenção Preventiva manutenção servo drive Reparo reparo clp Reparo de Equipamentos Star Seiki reparo inversor de frequencia reparo servo drive reparo servo motor Servo Drive Servo Motor siemens sinitron Steelmach Tayu techmation Tsong Cherng Yizumi