Menu fechado

Papelão ondulado é alternativa sustentável.

 

A crescente busca por soluções sustentáveis tem moldado os hábitos de consumo e impulsionado a indústria em direção a práticas mais ecológicas. Nesse contexto, o papelão ondulado emerge como uma opção viável, assumindo um papel de destaque no setor de embalagens.

Destacando esse aumento, segundo a Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel), o setor de papelão ondulado apresenta uma estimativa de crescimento para 2024 de 1,6%, mantendo aquecido um segmento crucial da indústria. Esse aumento para o setor se dá principalmente pelas empresas que estão buscando alternativas mais ecológicas em suas embalagens, alinhando-se às demandas do mercado, baixo custo do papelão ondulado e regulamentações governamentais, impulsionado pelas exigências dos consumidores.

Ainda na seara de benefícios dentro da sustentabilidade ambiental, destacam-se: a produção feita a partir de fibras de papel reciclado (redução do desperdício), baixa pegada de carbono, biodegradável, ampla reciclabilidade, vantagens econômicas e o desenvolvimento tecnológico que desempenham papéis essenciais nessa mudança e são fatores extremamente relevantes para levar em consideração.

É válido destacar que para se reinventar diante desse mercado aquecido e competitivo, é necessário inovar, seja em designs do material, na personalização, fabricação de embalagens com foco nas necessidades dos clientes e conforme as tendências do mercado, além de atender projetos específicos com variação de medidas.

Destaca-se ainda no meio dessa inovação, as embalagens personalizadas, embalagens inteligentes, redução de peso, uso de materiais reciclados, adesivos e tintas eco-friendly, além de embalagens retornáveis. Essas melhorias visam diminuir o desperdício, otimizar o uso de recursos e tornar as embalagens mais eficientes e sustentáveis e econômicas. Sua estrutura resistente, aliada aos benefícios ambientais e inovações recentes, posiciona-o como uma escolha consciente para empresas e consumidores que optam pelo papelão ondulado.

Como conclusão, a verdade é que o papelão é um material bastante flexível, e que pode atender às mais diversas necessidades de mercado, que comparado a outros tipos de embalagem mais rígida como a madeira ou plástico, o papelão ondulado acaba se tornando uma ótima opção, pelo baixo custo de produção e transporte.

(Fonte: Portal IPESI. https://ipesi.com.br / cases)