Menu fechado

Molde de injeção na Indústria 4.0: Modernização da Ferramentaria

Fabricantes Investem para Aderir à Indústria 4.0

Inúmeras empresas brasileiras estão realizando substanciais investimentos para se alinhar com as tecnologias mais avançadas. Esse movimento abrange todos os aspectos dos processos produtivos, incluindo os moldes de injeção, desempenhando um papel crucial na produção de uma ampla variedade de peças plásticas.

Atualmente, um dos principais desafios para as empresas é a integração dos moldes de injeção com os princípios da Indústria 4.0, que se concentra na utilização de dados gerados pelos componentes para otimizar continuamente os processos de produção.

Praticamente todas as injetoras disponíveis no mercado possibilitam a coleta e compartilhamento de dados com outros equipamentos em uma linha de produção.

No entanto, a implementação de soluções que viabilizam essa integração para os moldes é uma prática relativamente nova. As primeiras tecnologias para essa finalidade começaram a ganhar popularidade na Europa há cerca de três anos.

Embora no Brasil ainda sejam poucas as empresas que estão buscando aprimorar suas linhas de produção por meio dessa tecnologia, algumas estão à frente nesse processo. Um exemplo é o Grupo Boticário, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de beleza, presente em mais de cinquenta países.

O Grupo adotou o sistema de gerenciamento operacional eMoldino, desenvolvido por uma empresa sul-coreana homônima. Esse sistema, que utiliza tecnologia sem fio por meio de sensores instalados nos moldes, possibilita o monitoramento em tempo real das linhas de produção, contribuindo para melhorar a produtividade e eficiência.

Com o eMoldino, é viável transmitir dados cruciais para um servidor central, incluindo contagem de ciclos, tempo de ciclo, temperatura, pressão e localização. Esses dados são processados por um software especializado, fornecendo relatórios personalizados para análise e tomada de decisão.

Moldes de Injeção: Rumo à Internacionalização a partir de Campinas

Sistemas semelhantes ao adotado pelo Grupo Boticário estão disponíveis no mercado brasileiro por meio de duas empresas multinacionais, a Bosch e a Strack Normalien, esta última representada pela Tecnoserv, uma fabricante nacional de porta-moldes e câmaras quentes, além de revendedora de diversos outros produtos para ferramentarias.

A solução oferecida pela Bosch, denominada Tooling Monitoring, possibilita a digitalização de moldes de injeção de plástico e estampos para metais.

Uma realização que orgulha a indústria brasileira, essa solução surgiu em 2018 para resolver desafios de gerenciamento de ferramental na unidade fabril da Bosch em Campinas, SP.

Com resultados positivos internamente, a solução foi disponibilizada no mercado brasileiro e internacional em 2021. O sistema consiste em sensores instalados nos moldes, que enviam dados monitorados para um software de gerenciamento.

Esse software possibilita a gestão contínua e em tempo real do ferramental, coletando dados qualitativos e quantitativos. São capturados indicadores de produtividade, qualidade, rastreabilidade, prevenção de fraudes, entre outros parâmetros, permitindo a integração com outros sistemas de gestão da empresa.

Com o sistema, é possível monitorar dados como produção, tempo de ciclo e eficiência de cada ferramenta. Em casos de paradas na produção, os operadores podem classificar o motivo, auxiliando na resolução de problemas.

O software também facilita o gerenciamento da manutenção preventiva dos ferramentais, baseado na quantidade de ciclos utilizados. E para empresas com fornecedores de ferramentas, é possível monitorar se as manutenções estão dentro dos prazos corretos, emitindo alertas quando necessário.

Adicionalmente, o sistema permite o rastreamento da localização do ferramental via GPS, proporcionando um controle ainda mais preciso. A Bosch oferece o Tooling Monitoring através de contratos de serviço com duração mínima de três anos.

(Fonte: Molde de Injeção: Indústria 4.0 (plastico.com.br)