Menu fechado

Vencendo o desafio 5G

5G

Para o desenvolvimento e divulgação da tecnologia 5G, são necessárias soluções de teste de alto desempenho que permitam testes precisos, sem interferências e eficientes, mesmo com grandes taxas.

O novo padrão de comunicação móvel 5G está prestes a revolucionar a comunicação de pessoas e dispositivos em todos os níveis. Com a Internet das Coisas (IoT), tecnologias inteligentes de edifícios, veículos e wearables se interligam, criando um ecossistema digital único de bilhões de participantes. Graças à baixa latência, maior largura de banda e maior estabilidade, a disponibilidade da rede atinge um nível inimaginável – a sensação de imersão (integração) no ambiente digital aumenta, a experiência de redes abrangentes, rápidas e estáveis torna-se mais intensa.

Como é possível um mundo assim e quais são os pré-requisitos para a futura expansão da tecnologia 5G? O que é necessário para desenvolver novos produtos e soluções que façam avançar a IoT e a direção autônoma, por exemplo? Um papel fundamental é desempenhado por soluções de teste para tecnologia de alta frequência que permitem o teste sem interferência e eficiente para aplicações 5G.

Tudo de um único fornecedor para testes de alta frequência sem interferência

Como fornecedor completo, a INGUN fornece todos os componentes entre o ponto de teste e o sistema de teste: desde jigas de teste manuais e agulhas de teste de alta frequência (HFS) de precisão até à uma linha completa de acessórios para integração customizada das jigas de teste, os clientes recebem tudo de uma única fonte para suas tecnologias 5G – seja no campo da eletrônica de entretenimento, automotivo ou telemática.

Quais são os desafios que isso representa ?

  • – Tolerâncias mais rigorosas para as placas de circuito impresso e maior densidade de conectores.
  • – Múltiplos sinais de alta frequência em um espaço restrito (por exemplo, no veículo).
  • – Configuração de teste mais complexa devido a taxas de dados mais elevadas (>10 Gbps)
  • – Alto grau de automação e teste paralelos de muitos dispositivos.
  • Sistema modular de blindagem adequado ao dispositivo em teste
  • Um requisito importante para testes de alta frequência é também a blindagem do setup de teste, a fim de evitar que haja interferência mútua dos dispositivos em teste durante a operação do teste.
  • Para esta finalidade são usadas as chamadas câmeras de blindagem (câmaras de absorção). Com a combinação de um jiga de teste manual padronizada e um kit intercambiável de HF, a INGUN fornece um sistema modular para o uso de câmaras de blindagem que se ajustam ao tamanho do dispositivo em teste e permitem uma integração específica desse dispositivo.
  • Para teste ao ar livre (OTA), está disponível opcionalmente material absorvente adicional para o interior da câmara de blindagem, que se ajustam ao tamanho do dispositivo em teste e permitem uma integração específica desse dispositivo.
  • Para testes ao ar livre (OTA), está disponível opcionalmente material absorvente adicional para o interior da câmera de blindagem, que pode ser selecionado de acordo com a faixa de frequência utilizada. Para a operação sem interferências do sistema no seu todo, contribuem também as interfaces especiais da INGUN desde a câmara de absorção até o sistema de teste, graças ao filtro integrado. Em caso, de alterações no dispositivo um teste ou novos produtos, apenas o kit intercambiável precisa ser substituído: a unidade base conectada ao sistema de teste pode continuar a ser usada, o que reduz significativamente o trabalho de adaptação.

Com a INGUN você tem a solução de teste certa para cada aplicação

“Em geral, cada aplicação individual de 5G traz consigo seus próprios critérios de teste e requezitos específicos”, diz Lucas Nabuco, Diretor Geral da INGUN Brasil. “Como parceiro de desenvolvimento experiente, fornecemos uma gama muito ampla de soluções de testes de alta performance. Nossas soluções de contato HF – desde agulhas de teste de alta frequência e jigas de teste até kits intercambiáveis blindados – são desenvolvidas continuamente e adaptadas às exigências específicas do cliente. A INGUN também é o contato certo para inovações, por exemplo, para testes em faixas de frequência mais altas.”

Revista IPESI EI – 241 – Pg. 23