Menu fechado

Planta Pioneira

Planta

Unigel investe US$ 120 milhões em planta de produção de hidrogênio verde em Camaçari

A Unigel instala a primeira planta de hidrogênio verde em escala industrial do Brasil. A empresa, uma das maiores do setor químico da América Latina e maior fabricante de fertilizantes nitrogenados do Brasil, investe um total de produção de hidrogênio verde. Para isso, a Unigel conta com a tecnologia da Thyssenk nucera.

A planta deverá iniciar sua produção no final de 2023. Neste momento, a planta integrada de hidrogênio verde e amônia verde da Unigel deverá ser a maior do mundo. Na primeira fase do projeto, serão instalados três eletrolisadores padrão de 20 MW da Thyssenkrupp nucera, somando uma capacidade total de 60 MW. A empresa planeja quadruplicar sua produção de hidrogênio verde nos anos seguintes à inauguração, expandindo a planta eletrolisadora para uma instalação de centenas de MW, que produzirá aproximadamente 40.000 toneladas de hidrogênio verde. A nova fábrica deverá empregar mais de 500 pessoas.

“Ao longo de quase 60 anos de história, sempre estivemos atentos às inovações tecnológicas e investimentos para atender às demandas industriais e do agronegócio. Com este projeto, a Unigel dá o primeira passo para a descarbonização de diversos setores, contribuindo substancialmente para o combate às mudanças climáticas em o planeta”, enfatiza Henri Slezynger, presidente do Conselho de Administração e fundador da Unigel.

“Este projeto é o primeiro do gênero no Brasil e reforça o pioneirismo da Unigel em produzir moléculas verdes em escala industrial. Como o Brasil é um dos países líderes mundiais em energia renovável instalada, temos o prazer de participar da parceria para tornar o hidrogênio verde um vetor de energia acessível já hoje”, diz o Dr. Werner Ponikwar, CEO da Thyssenkrupp nucera. Somente através da produção em larga escala com tecnologias robustas, confiáveis e econômicas a preços competitivos de energia renovável, o hidrogênio verde estará pronto para o mercado com uso generalizado.

Localizada no Pólo Industrial de Camaçari (BA), a nova planta terá capacidade inicial de produção de 10 mil toneladas / ano de hidrogênio verde e 60 mil toneladas / ano de amônia verde. Os produtos serão oferecidos a clientes que buscam descarbonizar suas cadeias produtivas, por exemplo, siderurgia, refino de petróleo e e-combustíveis. A amônia verde também será utilizada na caideia de valor da Unigel, pois é matéria-prima na fabricação de fertilizantes e acrílicos.

“Dado o potencial do Brasil na geração de energia eólica e solar, acreditamos que o país tem uma grande oportunidade de ser referência mundial em hidrogênio verde, solução que traz versatilidade para transformar energia renovável em matéria-prima e carbono zero combustíveis”, diz Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.

A matriz energética do Brasil já tem uma parcela muito alta de renováveis. Cerca de três quartos de energia utilizada na eletrólise do projeto vem de fontes renováveis. Isso torna a Unigel e a thyssenkrupp nucera pioneiras em escala industrial em um dos mercado mais importantes da América do Sul.

Revista IPESI MM – 333 – Setembro de 2022 – Pg. 36