Menu fechado

Ferramentaria – Fabricação de Moldes

Ferramentaria

Digitalização e sustentabilidade na fabricação de moldes

A ferramentaria está enfrentando mudanças significativas que influenciam seus processos. É difícil prever exatamente como elas trabalharão no futuro, de forma cooperativa, com suas contrapartes na fabricação em série. Entretanto, pode-se admitir que a digitalização e a sustentabilidade desempenharão papel fundamental, e estarão intimamente ligadas.

Atualmente, o segmento de ferramentaria enfrenta muitos desafios. Mesmo antes da crise causada pela pandemia de Covid-19, o mercado de aquisição de ferramentarias internacionais de alta qualidade entraram nos mercados locais, muitas delas estabelecendo suas próprias instalações para a prestação de serviços. A pandemia de Covid-19 fez com que a recuperação da demanda global por ferramental fosse mais uma vez adiada. Além disso, é dificil prever o desenvolvimento a longo prazo das ferramentarias, pois isso depende de numerosos e diferentes fatores.

Entretanto, hoje já se pode constatar que todos os cenários de desenvolvimento possuem dois pontos em comum em termos de conteúdo. Em primeiro lugar, as redes digitais: a longo prazo, as ferramentarias só poderão garantir a sua competitividade se aumentarem significativamente sua eficiência e desenvolverem novos fatores de diferenciação. Essas duas últimas ações só são possíveis pela conexão digital, uma vez que o potencial dos métodos clássicos de manufatura enxuta já foi amplamente esgotado e os concorrentes internacionais estão cada vez mais se adaptando à diferenciação.

Em segundo lugar, a questão da sustentabilidade: até agora, as atividades políticas e sociais relacionadas a ela tiveram um impacto muito limitado nas ferramentarias. No entanto, como os fabricantes em série e agentes financeiros também estão cada vez mais focados na questão da sustentabilidade, surge uma necessidade de ação das empresas para garantir acesso, a longo prazo, a capital e a novos pedidos. A seguir, esses fatores serão detalhadamente explicados em relação à sua importância e a implementação nas ferramentarias.

Conectadas interna e externamente conforme os requisitos

As ferramentarias ligadas às redes digitais são conectadas interna e externamente, de acordo com requisitos específicos, de forma a poder tornar mais eficientes seus processos e aumentar os benefícios proporcionados aos fabricantes em série. A imagem-alvo desenvolvida pela Academia de Ferramentaria de Aachen (Aachener Werkzeugbau Akademie GmbH, WBA), na Alemanha, descreve como se deve proceder à configuração de aplicativos específicos, proporcionando assim às ferramentarias os benefícios da conectividade digital.

Além da ferramentaria e do fabricante em série, os processos externos de valor agregado de fornecedores devem ser considerados.

As possíveis aplicações das redes digitais são classificadas em quatro níveis de maturidade: visualização; transparência; prognóstico e adaptabilidade.

As soluções para a visualização de dados (por exemplo, a exibição de dados de equipamentos) representam a entrada em rede digital, pois requerem em banco de dados disponível e depurado, condição obrigatória para todas as etapas posteriores. Com base nisso, a identificação das correlações a partir do banco de dados permite analisar, por exemplo, quais fatores influenciem a vida útil das ferramentas de fresamento. Esse conhecimento constitui a base para uma reação automatizada a uma estado de sistema previsto (por exemplo, para se evitar a ruptura de uma determinada ferramenta).

A visão de TI (Tecnologia da Informação) para cada caso de aplicação deve ser configuradas com base benefícios desejados. Isso geralmente não é visível para os usuários posteriores dos sistemas, mas requer o máximo esforço durante o seu desenvolvimento. A visão de TI é configurada nos níveis de fontes de dados, middleware (suporte lógico intermediário) e análise de dados. Para este propósito, geralmente é necessário que dados provenientes de diferentes sistemas sejam novamente coletados e analisados durante a fabricação de ferramental.

A agregação dos dados requer um middleware que processe informações provenientes de diversos sistemas. Além disso, as ferramentas precisam lidar com os facilitadores organizacionais e tecnológicos que vão oferecer a solução. Isso se aplica, por exemplo, à capacitação de colaboradores e / ou uso de tablets no chão de fábrica.

Entretanto, o acesso às redes digitais não restringe as ferramentais aos aumento de sua própria eficiência e aos benefícios proporcionados aos fabricantes em série. Isso também é um facilitador essencial para uma genuína sustentabilidade. Uma vez que a rede digital torna transparente o desenvolvimento, a fabricação e o uso do ferramental ao longo de todo o seu ciclo de vida, e em todos os estágios da cadeia de valor, a sustentabilidade pode ser avaliada e otimizada de maneira válida.

Revista Plástico Industrial – Set-Out 2022 – Pg. 18 e 19