Menu fechado

Empresa investe na produção de telhas fotovoltaicas feitas com plástico reciclado e grafeno

telhas

A Telite, fabricante de telhas plásticas que está sediada em Comendador Levy Gasparian (RJ), fornece telhas feitas totalmente com PEAD reciclado e, em breve, pretende lançar um novo modelo com pastilhas fotovoltaicas contendo grafeno, que possuem a capacidade de gerar energia elétrica para residências, comércios e indústrias.

De acordo com Leonardo Retto, fundado da empresa, as telhas plásticas são fabricadas por meio de termoformação de chapas produzidas 100% com polietileno de alta densidade (PEAD) pós-consumo. As coberturas, com apenas sete kilos por unidade, possuem 4mm de espessura e medem 1,10 X 1,90m. Tais especificações proporcionam benefícios como maior agilidade na obra, menor custo (devido ao peso) e maior durabilidade, se comparada a outras disponíveis no mercado.

Para a Telite, a novidade que envolve as telhas sustentáveis é o novo modelo fotovoltaico que, além de ser feita com material reciclado, possui pastilhas de 3,8cm de diâmetro contendo grafeno em sua formulação patenteada, bem como outros materiais como eletrólitos e vidros condutores. As pastilhas têm o objetivo de oferecer uma solução energética mais limpa, ou seja, a produção de energia elétrica produzida a partir da luz solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

O executivo comentou ainda que a tecnologia aplicada para captação de luz solar permite que cada placa de telha tenha capacidade para gerar 30 kWh por mês. Isso significa que uma residência poderá se tornar autossuficiente em produção de energia elétrica cm a instalação de quatro telhas, as quais juntas poderão gerar 120 kWh mensais – média nacional de consumo de energia elétrica de uma residência pelo período de 30 dias.

As telhas sustentáveis já estão disponíveis para compra em parceria com varejistas como Magazine Luiza, Casas Bahia, Lojas Americanas, Shoptime, Leroy Merlin, Telhanorte e C&C. A previsão da empresa é que os novos modelos deverão chegar ao mercado, com preços alinhado à média das placas comuns ( cerca de R$ 140,00 a R$150,00 a unidade), por volta de fevereiro de 2022, depois da certificação do Inmetro e da Aneel.

O desenvolvimento das tecnologias usando grafeno nas telhas de plástico reciclado continua, uma vez que a companhia afirmou já ter iniciado testes para adicionar o grafeno diretamente ao plástico por meio do uso de masterbatches de PEAD contendo o nanomaterial, já na extrusão das chapas.

Segundo Retto, a companhia já recolheu do meio ambiente e reinseriu na cadeia industrial cerca de 1.500 toneladas de resíduos plásticos. Por meio de sua plataforma Blockchain – uma aplicativo que conecta consumidores, condomínios e indústria – a empresa conta com um sistema completo de rastreabilidade de resíduos coletados.

Além disso, outros projetos para a aplicação dessa combinação de materiais, tais como a construção de cabines de recarga para celulares, ambas construídas com as telhas solares, vêm sendo desenvolvidos. A Telite está em busca de parceiras com empresas e estados a fim de investir ainda mais em projetos inovadores com grafeno.

Revista Plástico Industrial – Julho 2021

Telite