Menu fechado

Motor de Passo

Motor de Passo

Você conhece o Motor de Passo e porque ele é tão importante? Continue a leitura para descobrir.

Motor de passo é um motor elétrico usado quando se tem a necessidade de posicionar algo com muita precisão ou que precise ser rodado em um ângulo exato. Ele permite posicionar o seu eixo muito precisamente em qualquer posição, já que a sua rotação é dividida em vários passos, ou ângulos. Dessa forma, esse motor torna-se muito útil quando precisa-se de movimentos muito precisos, sendo ainda é possível regular a velocidade e o torque do motor.

Este motor é capaz de converter um sinal digital em rotação, com movimentos de giros muito precisos. Assim, possui um número fixo de polos magnéticos que determinam o seus passos, sem a necessidade de escovas. O número de passos determina a precisão de ângulo de rotação do motor de passo.

Dessa forma, esse tipo de motor necessita de circuitos de controle para controlar a largura de pulso que controla sua operação, assim como enviar a corrente adequada para cada passo do motor.

Tipos de Motor de Passo

  • Relutância Variável: Estator com Enrolamentos e Rotor com várias polaridades;
  • Imã Permanente: Parecido com o motor de Relutância Variável, porém possui um imã fixo no rotor;
  • Híbrido: Imã permanente no eixo e rotor multidentado. É o tipo de motor de passo mais comum em industrias.

Os motores de passo têm sido usados em diversas funções e setores, tais como fabricação de equipamentos para semicondutores, sistemas de direção que exijam controle de alta precisão, FPD e painel solar, automação Industrial, instrumentos analíticos, ajustes de abertura de diafragma para câmeras, plataformas de precisão, controle de cédulas, máquinas de embalar alimentos e dispositivos médicos.

America Flextec

Somos uma empresa especializada em serviços de reparação e manutenção em equipamentos eletrônicos de pequeno, médio e grande porte, para indústrias ou assistências técnicas. Além disso, há 25 anos no mercado, fornecemos um serviço confiável, econômico e eficiente para várias indústrias em todo o Brasil. Resolveremos os problemas com eficiência e qualidade porque contamos com uma equipe de técnicos especializados. Como resultado, trabalhamos para um reparo confiável dos equipamentos com qualidade, agilidade e garantia.

Entre em contato e agilizaremos com nossos especialistas a melhor solução para seu problema no preenchendo seu formulário de envio com a falha ou avaria detalhada do produto.