Menu fechado

CLP – Controlador Lógico Programável

CLP - Controlador Lógico Programável

Você conhece o CLP – Controlador Lógico Programável e porque ele é tão importante? Continue a leitura para descobrir.

Quando falamos em automação industrial, não podemos deixar de mencionar um dos equipamentos mais importantes para efetuar qualquer aperfeiçoamento ou mudança no processo industrial, o CLP – Controlador Lógico Programável, também conhecido como PLC – Programmable Logic Controller. Pois ele é uma parte fundamental. Trata-se de um computador muito especial, responsável por automatizar máquinas e processos industriais.

Responsável pelo controle de todo esse processo, CLP é um computador capaz de executar funções específicas através de programas criados. Mas, embora seja considerado um computador, não devemos confundi-lo com os desktops e notebooks que são para o uso geral, utilizados em casa ou no trabalho.

Apesar do CLP ser considerado um computador, se compararmos ele com estes computadores de uso geral, o CLP tem menor capacidade de processamento de dados, armazenamento e é usado em aplicações específicas.

O CLP conta com uma estrutura parecida com um computador comum: um processador ou CPU (Central Processing Unit), memória para leitura e gravação (memória RAM), memória de leitura (ROM) e portas de comunicação (COMs).

As três partes principais: Entrada, Dispositivo de Programação e Saída.

Entradas: Responsáveis por receber sinais analógicos e digitais do sistema. Os sinais analógicos permitem a medição de sinais como tensão e corrente, enquanto os digitais atuam nas variáveis (ligado ou desligado; 0 ou 1; aberto ou fechado), como exemplos das chaves fim de curso, uma botoeira e etc.

Dispositivo de programação: Composto por CPU, uma espécie de “cérebro” do equipamento. Ele recebe as informações que chegam das entradas, executa o programa e indica para as saídas o que deve ser feito. Para fazer tudo isso, conta com um processador e memória.

Saídas: Também podem ser analógicas ou digitais e atuam como receptores de ordem, ou seja, como interface onde recebem a informação do CPU e enviam para o processo que deverá ser executado.

O CLP é projetado para atuar em diversos ambientes de uma indústria, ele suporta sujeira e poeira, ruídos, vibrações e altas temperaturas. Este equipamento possibilita interface com outros dispositivos da fábrica, tudo isso, para executar os processos e programações pré-determinados para o bom funcionamento da indústria, ou seja, um equipamento projetado para melhorar o desempenho de atividades industriais.

Vantagens na utilização de CLP:

– Eficiência produtiva;

– Maior competitividade industrial.

– Redução do tempo de resposta das máquinas e equipamentos;

Hoje em dia a utilização do CLP está ganhando cada vez mais espaço, e embora seja mais usado nas indústrias, ele também está sendo utilizado em instalações residenciais, devido a automação das mesmas. Assim, os CLPs são responsáveis por diversas funções, entre elas: temporizadores, contadores, relé de pulso, controle aritmético, manipulação de dados, comunicação em rede entre outros. Mais veloz, sem desgaste e o melhor, podemos modificar tudo utilizando apenas um notebook com uma linha de programação.