Menu fechado

A transição entre a injeção e a impressão 3D

impressao-3d

Você já conhece o A transição entre a injeção e a impressão 3D? Continue a leitura para descobrir.

A Fabricante alemã de máquinas injetoras Arburg desenvolveu há alguns anos um equipamento que prometia fazer a transição entre os processos de injeção e de manufatura aditiva, ou impressão 3D. Denominado Freeformer, atualmente ele encontrou na tecnologia para o setor médico um grande potencial de aplicação.

Extremamente preciso, ele possibilita a moldagem de peças em materiais rígidos, flexíveis e peças multicomponentes. por isso será a atração da empresa no evento Formnext Connect 2020, a versão virtual de manufatura aditiva.

A Freeformer, disponível nos modelos 200-3X e 300-3X, processa materiais plásticos em grânulos, e por isso dispensa o uso de filamentos, permitindo ao usuário empregar os mesmos grades de materiais usados no processo de injeção, incluindo os biocompatíveis, absorvíveis e esterilizáveis, bem como materiais originais com aprovação do Food and Drug Administration (FDA).

As propriedades mecânicas das peças, estabilidade aos raios UV e outras características são praticamente as mesmas das peças moldadas por injeção e, conforme os parâmetros da fatiamento da geometria, várias densidades podem ser alcançadas em uma mesma peça. “Protótipos totalmente funcionais feitos de elastômeros termoplásticos macios são procurados principalmente pela indústria automotiva”, explicou Lukas Pawelezyk, gerente de vendas para a Freeformer. Aplicações no setor automobilístico, bem como na indústria de calçados, também serão mostradas no evento virtual, mas o destaque será a área médica, onde se concentra altas exigências para os componentes moldados.

Implantes impressos em materiais inovadores para impressao-3D

O processo proprietário para impressão 3D desenvolvido pela empresa foi chamado de AKF, abreviatura de Arbirg Kunststoffe Freiformen, que pode ser traduzido como “processo de moldagem livre”, e permite hoje desenvolver aplicações médicas que dificilmente seriam possíveis usando processos convencionais de moldagem, a exemplo de implantes absorvíveis, fabricados com o material Resomer Composite LR 706 S B-TCP, da Evonik, um produto semelhante ao osso humano que promove a formação óssea.

A manufatura aditiva é considerada pela empresa um processo que deve ser integrado em todo o ambiente de produção, e por isso é proposto com todos os recursos de conectividade e integração propostos na plataforma arburgXworld.

Revista Plástico Industrial N°265