Menu fechado

Geração solar e baterias garantem energia na Amazônia

Geração solar e baterias

A Unicoba, fabricante de baterias e atuante no segmento de armazenamento de energia, instalou mais de 5 mil pontos isolados geradores de eletricidade, Geração solar e baterias garantem energia na Amazônia, atendendo famílias ribeirinhas da Amazônia Legal, que ainda não tinham energia 24 horas por dia. Outros 15 mil pontos estão em fase de implantação. No momento, a empresa está atuando na calha do Rio Purus, próximo à fronteira de Rondônia e Acre. São 3,8 mil quilômetros e mais de 4 mil famílias ribeirinhas atendidas.

As soluções da empresa fotovoltaicas e baterias de lítio estacionárias com inteligências não apenas para armazenar a energia coletada durante as horas de sol para terem eletricidade também à noite, como para controlar e calcular por quanto tempo ela vai durar, afim de usá-la de maneira otimizada para que não falte.

Atuando junto às distribuidoras de energia da região Norte-Equatorial, Energia, Amazonas Energia e Roraima Energia -, a empresa já instalou sistemas em comunidades ribeirinhas dos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas.

O objetivo é ampliar os projetos e investir mais R$200 milhões no primeiro semestre de 2023.

“A utilização das plantas híbridas é a opção mais sustentável para levar energia para famílias desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Graças à geração de energia solar e o armazenamento por baterias, estamos garantindo luz para as pessoas, aumentando a produtividade econômica, com a pesca, açaí e o turismo; e ampliando o acesso à educação e saúde”, destaca Marcelo Rodrigues, head de Inovação e Negócios da Unicoba.

Os projetos da Unicoba também promovem a redução de milhares de toneladas de CO2 na camada de ozônio, com a substituição de geradores de energia a diesel, que hoje são a única fonte de energia para muitas famílias que vivem nessas regiões isoladas. Só a planta híbrida instalada em Santa Helena do Inglês, na Amazônia, eliminou a emissão diária de 143kg de CO2. No ano, são mais de 53 toneladas de CO2 que seriam emitidos com a queima de diesel. O projeto, que completou um ano, possui 132 placas solares ligadas a 54 baterias que geram uma energia diária de 202,75 kwh. Altamente poluente, os geradores fósseis em Santa Helena também demandavam um custo elevado. Para a mesma quantidade de energia diárias captada com as soluções da Unicoba seriam necessários 53,69 litros de diesel.

Revista IPESI Janeiro/Fevereiro – Pg. 8