Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the woo-parcelas-com-e-sem-juros domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u760595101/domains/mundialplace.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Deprecated: Creation of dynamic property Woocommerce_Parcelas_Settings::$style is deprecated in /home/u760595101/domains/mundialplace.com/public_html/wp-content/plugins/woo-parcelas-com-e-sem-juros/admin/class-woo-parcelas-com-e-sem-juros-settings.php on line 61

Deprecated: version_compare(): Passing null to parameter #2 ($version2) of type string is deprecated in /home/u760595101/domains/mundialplace.com/public_html/wp-content/plugins/elementor/core/experiments/manager.php on line 129
Eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas - Venda e Assistência Técnica | América Flextec
Menu fechado

Eficiência energética nas pequenas indústrias paulistas

Eficiência

Foi sancionada no final do ano passado a lei que instituiu o Fundo de Aval para Desenvolvimento da Eficiência (FAEE) no Estado de São Paulo, que deverá impulsionar ainda mais o crédito para financiamento de projetos voltados à modernização e redução de emissões nas pequenas e médias indústrias, além de facilitar a adoção de matrizes energéticas renováveis.

A iniciativa deverá favorecer pequenos fabricantes de produtos plásticos que utilizam energia elétrica de forma intensiva na execução como injeção, extrusão, sopro e atividades complementares a eles. O Desenvolve SP, agência de fomento paulista, será o órgão responsável pela triagem de projetos e pelo desembolso de recursos aos empreendedores. Empresas e cooperativas poderão financiar a compra e a instalação de equipamentos mais eficientes energeticamente e que reduzam a emissão de CO².

Com o novo fundo, que será usado exclusivamente para a melhoria do processo produtivo e de redução de emissões, o acesso dos empreendedores ao crédito para essa adequação deverá se tornar mais fácil, na avaliação da presidente do Desenvolve SP. Gabriela Chiste: “O fundo permitirá ampliar muito o suporte às micro e pequenas empresas nesse processo de transição para a operação mais eficiente, dando a elas não só a oportunidade de resgatar o seu p´roprio passivo de emissões, mas também colocando-as em um novo e melhor patamar de qualidade operacional e ambiental”, comentou.

AS características operacionais do fundo já estão definidas e envolvem a cobertura de até 90% do valor financiado. Projetos com intervenções térmicas terão condições melhores, com 0,03% de taxa e prazo de 120 meses, enquanto os outros projetos terão de 0,1% e prazo de 60 meses. A principal aplicação do FAEE Aval se dará no âmbito do programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Industria (PotencializEE). O programa, no qual o desenvolve SP é um dos parceiros ao lado da Fiesp, Ciesp, Senai e outras instituições, já está em funcionamento e deve permitir que as indústrias paulistas modernizem seu parque industrial.

Segundo dados do PotencializEE, o maquinários industrial brasileiro tem, em média, 17 anos de idade, responde por 32% de consumo final de energia e quase 9% das emissões de gases de efeito estufa no país. Cerca de 730 pequenas e médias empresas paulistas já estão cadastradas no programa.

Revista Plástico Industrial – JAN.FEV 2023 – PG. 6