Menu fechado

Distanciadores de cerca fabricados em PP

Distanciadores

Com uma grande parceria entre a desenvolvedora de resinas em termoplásticos Braskem, com escritório comercial em São Paulo (SP), e a fornecedora de arames e telas para alambrados Insul, situada no município de Cachoeira do Sul (RS), levou à criação de uma linha de distanciadores de cerca – equipamentos comumente utilizados em propriedades rurais e no agronegócio – feitos de polipropileno (PP).

A nova série recebeu o nome de “Tramafácil” e será composta por distanciadores com altura de 1.100mm, largura de 50mm e profundidade de 20mm. Sua fabricação será feita por meio de processo de injeção e em sua formulação serão usados aditivos que permitem a obtenção de propriedades como boa resistência à corrosão e às intempéries típicas do campo.

Os produtos, cuja principal função é manter o espaçamento correto entre os arames de cerca, contam com um sistema de encaixe que possibilita a sua integração e cercas compostas por quatro a sete fios de arame, podendo ser usados em arames lisos ou com formato ovalado e com espessura de 2,20 a 3mm.

De acordo com as empresas envolvidas no projeto, os distanciadores de PP proporcionam vantagens em relação aos seus similares fabricados com materiais convencionais. Por meio de um comunicado à imprensa foram listadas algumas delas: maior durabilidade e inibição da ação de ferrugem e / ou de apodrecimento: menor pesa; compatibilidade com cercas elétricas devido ao fato de serem fabricados a partir de resina termoplástica; possuem maior barreira visual, evitando, por exemplo, que animais ultrapassem a área cercada.

“Sempre nos dedicamos a buscar soluções inovadoras para o segmento de cercas e alambrados, e percebemos através de viagens a outros países que existe muita tecnologia que pode ser explorada no Brasil. Enxergamos um grande espaço para inovações nessa e em tantas outras áreas do agronegócio”, comentou Guilherme Ache, diretor executivo da Insul.

Ana Paiva, responsável por uma plataforma digital voltada para o agronegócio e gerenciada pela Braskem, também falou sobre esse projeto: “Com base na relevância do agronegócio, a Braskem investe constantemente em soluções e tecnologias para apoiar o avanço das atividades agrícolas. É gratificante fechar parcerias que nos desafiam a desenvolver projetos inovadores, atrelados a diversos benefícios ao setor e ao meio ambiente”.

A previsão é que os modelos passem a ser comercializados ainda no mês de maio. Em um primeiro momento eles serão fornecidos em versões com cor preta e apresentando ao configurações mencionadas, mas há a possibilidade de serem fabricadas futuramente versões com altura de 1200mm.

Braskem – Tel – (11) 3576-9000, www.braskem.com.br

Insul – Tel – (51) 3724-0808, www.insulbrasil.com

Revista Plástico Industrial – Maio/2021