Menu fechado

Computação em nuvem como prioridade

Computação

Você já conhece a computação em nuvem, hoje em dia nós a usamos em diversas áreas da computação, conheça como pode ser útil nas indústrias de petróleo e gás.

Os investimentos em tecnologias da informação mais importantes aplicados pela indústria do petróleo e gás foram em computação em nuvem, seguida por privacidade e segurança de dados e, em terceiro, desenvolvimento, gerenciamento e operações em tecnologia. Além disso, as principais questões relacionadas ao modelo de negócios desse setor e que os profissionais de TI estão sendo convocados para resolver são melhoria da eficiência operacional, geração de informações importantes através de análise de dados e a capacitação da força de trabalho. Essas são algumas das conclusões da pesquisa “CIO Survey 2020”, elaborada pela KPMG e Harvey Nash, com respostas de mais de 4.200 CIOs (diretores de tecnologia) de empresas de 83 países.

Com relação ás expectativas de mudança no modelo de entrega, o aumento da automação das operações – incluindo perfuração, cadeia de suprimentos e monitoramento de caldeiras – foi apontado no estudo como uma forte prioridade para o setor de petróleo (80%) em comparação as outras indústrias (71%). Já no que diz respeito ao incremento de serviços gerenciados e à terceirização centralizada, os porcentuais do setor de petróleo e gás são inferiores ás médias globais nessas áreas, registrando 47% (petróleo) x 51% (outros) no primeiro item e 27% (petróleo) x 36% (outros) no segundo.

Quando questionados se a performance organizacional foi melhor ou significantemente melhor do que os competidores, os líderes digitais apresentaram uma vantagem significativa sobre os pares muito acima do desempenho em eficiência operacional (75% x 54%), tempo de mercado (58% x 40%) e experiência do cliente (67% x 48%).

“A pandemia alterou a demanda do petróleo e gás no mundo e fez com que muitas empresas do setor reduzissem investimentos e produção e fechassem as portas”.

A pesquisa apontou que, do ponto de vista tecnológico, o foco deverá ser voltado para permitir ganhos de eficiência e redução de custos com o uso de dados integrados para fornecer previsões mais precisas, ciclos de decisão mais curtos que impulsionem a lucratividade e reduzam o desperdício. Segundo o estudo, o modelo tradicional de oferta e demanda da indústria de petróleo e gás está agora em um ponto de inflexão, ajudando a unir o negócio e a computação para gerar mais valor, melhorar a eficiência operacional e minimizar o tempo de inatividade dos ativos”, explica o sócio-diretor da área de energia e recursos naturais da KPMG, Eduardo Pozzi.

Segurança cibernética – Sobre segurança cibernética, 42% dos entrevistados disseram que as organizações tiveram um aumento na segurança ou incidentes cibernéticos em função do trabalho remoto com Computação, um pouco maior que a média de outros setores que foi de 41%. Já sobre o aumento dos incidentes cibernéticos durante a pandemia, a indústria de petróleo indicou o ataque pishing (técnica para enganar usuários e obter informações confidenciais) com 90% e principal incidente, seguido pelo malware (programa de computador destinado a infiltrar-se em um sistema de computador de forma ilícita) e pela negativa para o uso de serviço.

Revista IPESI – EI – 233