Menu fechado

As cores dos plásticos em 2021

cores

A escolha das cores adequadas pode ser decisiva para o sucesso de um produto plástico. As formulações de corantes e pigmentos estão tão sujeitas a tendências quanto os materiais e projetos. Neste artigo, fabricantes de pigmentos, masterbatches e corantes opinam sobre quais cores tendem a sr mais populares no próximo ano, levando-se em conta inclusive os efeitos da crise do coronavírus sobre o comportamento do consumidor, assim como a expectativa de intensificação de políticas de sustentabilidade. Florian Streifinger, da redação da Kunststoffe.

A aparência é frequentemente a primeira impressão que se tem de um produto. A impressão visual muitas vezes influencia a decisão de compra antes mesmo das informações técnicas ou do conteúdo de um embalagem. Portanto, a seleção de cores adequadas é de grande importância.

As cores enviam sinais, inspiram sentimentos, criam emoções e despertam memórias. Também são utilizadas para fins de criação de marca, associando o nome de um produto ou de uma empresa a uma cor específica. Portanto, é importante para as empresas encontrar a seleção correta de cores para seus produtos.

Como outros materiais, corantes e pigmentos também estão sujeitos a tendências, as cores frequentemente acompanham a evolução social e atendem às necessidades dos consumidores. O crescente desejo por maior proteção ambiental nos últimos anos tem se refletido, por exemplo, no aumento do uso da cor verde em embalagens e produtos, pois está associado a um estilo de vida mais sustentável.

Assim, fabricantes de pigmentos, masterbatches e corantes foram sondados sobre quais serão as tendências de cores para o próximo ano. Também foi investigado o impacto que a crise do coronavírus esta exercendo sobre a seleção de cores e como o desejo de um uso mais sustentável dos plásticos e o aumento da reciclagem estão influenciando o desenvolvimento de produtos dos fabricantes.

A tendência já menciona sobre cores associadas à natureza e a um ambiente saudável continuará no próximo ano. Os fabricantes concordam com essa afirmação. Diferentes tonalidades de verde e azul, em particular, continuarão a ser solicitadas. Isto se deve ao fato de a proteção ambiental ainda ser muito em evidência. Para Dietmar Mäder, diretor global de marketing e serviço técnico de plásticos em Hertenstein, Alemanha, a atual crise do coronavírus também está reforçando está tendência. Uma vez que atuamente muitas pessoas estão passando muito tempo em casa devido à Covid-19, a natureza está se tornando mais importante. Isto afeta a seleção de cores. Vê-se mais e mais tons de verde e azul, como se fossem tons de musgo lembrando um passeio na floresta, azul claro inspirado pelo céu e azul escuro inspirado pelo mar.

A tensa situação global, não só devido à Covid-19, mas também devido aos numerosos conflitos, tais como a disputa comercial entre os EUA e a China e as relações não resolvidas entre a União Europeia e a Grâ-Bretanha, esntão causando incerteza generalizada entre os consumidores. É por isso que, de acordo com os fabricantes, cores que representam confiabilidade e estrutura e, ao mesmo tempo, irradiam calor, simpatia e humanidade tornaram-se populares. Judith van Vliet, designer senior de cores da Clariant ColorWorks EMEA, acredita que as cores quentes, como laranja e amarelo, desempenharão papel importante em 2021. Os problemas mundiais criaram um paleta de cores que, por um lado, inspira durabilidade e autenticidade e, por outro lado, melhora a atmosfera. De acordo com Lydie Tuchbreiter, gerente industrial e comercial da BASF Colors & Effects para a América do Norte, a difícil situação global fará com que o azul esteja em grande demanda no futuro, como a cor do céu e do mar. O azul é frequentemente descrito como uma cor equilibrada, relaxante e autêntica. É uma cor popular para artigos domésticos e decorativos, roupas e equipamentos esportivos, especialmente em tempos conturbados de crise.

Mäder aborda outro aspecto interessante: ao contrário da suposição comum de que, em tempos incertos, os consumidores comprariam principalmente artigos baratos para economizar dinheiros, ele vê uma tendência bastante oposta devido à crise do coronavírus: a aquisição de produtos de alta qualidade para elevar o moral. Como o noticiário atual impõe uma carga emocional aos consumidores, eles querem produtos que expressem valor. Isto exige cores brilhantes e claras que tenham uma aura nobre. Este tipo de valor pode ser alcançado de forma particularmente efetiva adotando-se cores com brilho metálico, como tons quentes de cobre ou prata. Portanto, elas serão muito populares em 2021.

Leia mais em Revista Plástico Industrial N°265