Menu fechado

Automatização de ponta garante agilidade e eficiência na distribuição global de componentes

automatização

A Mouser Eletronics, Inc., uma das mais importante distribuidoras de componentes eletrônicos do mundo e líder na introdução de novos produtos, também lidera no quesito uso de novas tecnologias de automatização para manter seu enorme centro de distribuição global funcionando de forma que seus clientes globais, que somam centenas de milhares, recebam o produto certo na hora exata.

“Os avanços na automatização têm efeito transformador em muitas áreas da indústria, e armazenamento e logística certamente não são exceção”, afirma Pete Shopp, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Mouser Eletronics. “Em ampla gama de atividades, como separação, embalagem e carregamento de páletes, a robótica está melhorando muito nossas operações. Com a ajuda de tecnologias IoT, sistemas sem fio e tablets, nossos mais de 1000 funcionários de warehouse estão trabalhando com mais eficiência do que nunca.”

O enorme centro de distribuição da Mouser, localizado no campus de 78 acres (mais de 315 mil metros quadrados) de sua sede corporativa em Dallas-Fort Worth Metroplex, nos EUA, trabalha com um vasto estoque de mais de 1 milhão de SKUs (stock keeping unit ou unidade de manutenção de estoque) exclusivos para produtos de mais de 1.100 marcas de fabricantes. Processando dezenas de milhares de pedidos por semana, a maioria em 15 minutos, e combinando com um forte compromisso com o atendimento ao cliente, os funcionários da Mouser estão lidando com os avanços tecnológicos com grande sucesso, diz Shopp.

Nos últimos anos, o distribuidor fez investimentos substanciais em equipamentos automatizados de última geração para processar pedidos com eficiência e precisão. Hoje, os funcionários da Mouser operam 55 módulos de elevação vertical (VLMs), o maior número que de qualquer empresa na América do Norte. Os VLMs – que basicamente são armários verticais gigantes, com prateleiras e um elevador automatizado- armazenam dezenas de milhares de componentes eletrônicos. Os VLMs entregam as peças diretamente para a estação de trabalho do funcionário, aumentando muito a eficiência e o espaço físico.

Shopp diz que mais avanços seguem em andamento com a recente conclusão de uma grande adição de 125.000 pés quadrados (mais de 11,5 mil metros quadrados) ao centro de distribuição. A Mouser também possui várias máquinas I-Pack, um sofisticado sistema de automatização de embalagem e encaixotamento que pode processar até 14 pedidos por minuto, e atualmente está adicionando o sistema Opex Perfect Pick.

“Como entregamos quantidades únicas de componentes, sempre contaremos com funcionários para o tratamento especial que esses pedidos pequenos exigem. Nossa adoção de automação de ponta atua principalmente como um meio de aumentar a eficiência, produtividade, precisão e velocidade”, diz Shopp. “Esses novos sistemas também podem ser um impulsionador positivo de operações mais sustentáveis e de maior satisfação do cliente. À medida que a tecnologia de detecção e rebótica melhoram, varemos uma automação ainda melhor para nos permitir trabalhar de forma mais inteligente.”

Revista IPESI – texto: Franco Tanio