Menu fechado

Startups fornecem soluções para o setor siderúrgico

Startups

Startups estão ajudando o setor siderúrgico no processo para a recuperação das suas atividades, criando ferramentas de tecnologia para que a gestão seja feita de forma que as indústrias de setor possam fazê-la de forma mais eficiente e ágil.

Uma dessas startups é a Byond, que realiza o controle de forma automatizada e com mais visibilidade de todo o ciclo do processo. Além disso, diminui as perdas em produção, ativos e manutenção, como também aumentando ganhos financeiros.

Outra empresa é a GaussFleet. Com amissão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva, por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada, a GaussFleet, plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, oferece para o mercado tecnologias de geoprocessamento, telemetria avançada e IoT para melhorar a gestão de máquinas pesadas dentro de minas e usinas. Pela plataforma, é possível realizar automaticamente toda a medição de contratos dos veículos contratados de seus operadores logísticos, gerenciar a produtividade em tempo real com mais transparência e credibilidade na hora de apurar o faturamento dos veículos.

Além disso, permite realizar uma análise automática de ociosidade, manutenção e indisponibilidade, e a partir daí conseguir atingir economias consideráveis e ainda, gerar uma economia na casa dos milhões para a operação.

Já a Mogai, após ajustar seu modelo de negócios com a ajuda do programa InovAtiva Brasil, desenvolveu uma tecnologia de câmera 3D integrada a um software especializado na medição de minério e outros granéis sólidos empilhados em pátios e armazéns. Com ela é possível monitorar a produção ou consumo dos principais insumos da siderúrgica. Dessa forma, empresas especializadas neste segmento conseguem aprimorar seus planejamentos e a gestão de ativos, podendo inclusive avaliar tendências e usar os dados para melhorar seus processos produtivos.

Revista IPESI EI – 231