Menu fechado

Pódios olímpicos feitos com plástico reciclado

Pódios

A Procter & Gamble (P&G) – grupo de consumíveis pessoais e de uso deméstico – em parceria com a Terra Cycle, com o comitê organizador de Tóquio 2020 e com o Comitê Olímpico Internacional (COI ou IOC, do inglês Internacional Olympic Committee), divulgou que os pódios das cerimônias de entregas de medalhas dos jogos olímpicos e paraolímpicos de Tóquio 2020 foram feitos totalmente de plástico reciclado proveniente de embalagens pós-consumo.

O destaque dos materiais plásticos neste edição dos jogos olímpicos é o pódio utilizado na cerimônia da vitória, onde os melhores atletas de cada modalidade recebem suas medalhas. Segundo o COI, todos os 98 módulos dos pódios foram feitos por meio de impressão 3D utilizando como matéria-prima 24,5, toneladas de plástico reciclado. Um feito inédito até agora na história da competição.

De acordo com a empresa, foi criado um sistema de caixas de coleta de embalagens plásticas pós-consumo em mais de 2.000 pontos de venda de uma rede de super-mercados local. Além do material coletado, a companhia forneceu também resíduos plásticos recuperados dos oceanos.

Para Marc Pritchard, diretor da marca P&G, “A sustentabilidade está no centro desse esforço, e temos orgulho de trabalhar com a Tóquio 2020 e o COI para demonstrar como os consumidores podem participar da redução do desperdício de plástico. O projeto é um exemplo de como as olimpíadas podem ser um catalisador para inspirar ações que tem um impacto positivo no meio ambiente e na sociedade”.

As organizações estimam ainda que, com a coleta das embalagens de polietileno e polipropileno para a produção de resina reciclada, deixa-se de emitir cerca de 75 gramas de dióxido de carbono para cada peça recolhida e que, com o recolhimento de 1,5 milhão de peças seria possível economizar energia suficiente para iluminar uma casa comum por 112 anos.

Antes do início da competição o COI lançou um guia que visava ajudar a comunidade esportiva a lidar com a poluição por plásticos. O guia, intitulado Plastic Game Plan for Sport, foi publicado em colaboração com a ONU e inclui contribuições da World Sailing, órgão regulador do esporte de vela O documento faz referência às medidas já adotadas nos esportes ao redor do mundo e fornece orientação aos organizadores de eventos sobre a criação de um plano para reduzir o desperdício de material plástico. Após os jogos, o plástico utilizado nos pódios será reciclado novamente para ser reaplicado em novas embalagens dos produtos da P&G ou utilizado para fins educacionais.

O grupo responsável pela realização da Tóquio 2020 organizou o evento esportivo para que fosse a olimpíada com o menor impacto ambiental negativo possível. Assim, a competição (que teve de ser portergada em cerca de um ano, devido à pandemia de Covid-19) se concentrou na reciclagem de materiais (plásticos e metálicos) como uma das vertentes em prol da sustentabilidade.

Reciclagem de metais

Além disso, em vista do maior índice de sustentabilidade possível centro dos jogos, a organização também concebeu os símbolos olímpicos e paralímpicos embutidos nos pódios, bem como as tochas olímpicas, usando metais provenientes da reciclagem.

Segundo o COI, o dispositivo que tradicionalmente é usado para transportar a chama olímpica da Grécia é feito com cerca de 30% de alumínio proveniente dos abrigos provisórios pré-fabricados, construídos para alojar sobreviventes do tsunami ocorrido no Japão em 2011.

As medalhas foram fabricadas com metais reciclados provenientes de dispositivos eletrônicos descartados de maneira correta, no Japão. A organização do evento recolheu aproximadamente 6,2 milhões de celulares usados e mais de 78 toneladas de outros aparelhos, antigos ou quebrados, como computadores, tablets, monitores, notebooks, câmeras e videogames, por exemplo, os quais geraram cerca de 32kg de ouro, 3.500kg de prata e 2.200kg de bronze.

Terra Cycle – https://www.terracycle.com/pt-BR

P&G – Tel. 800-447-8899

Revista Plástico Industrial – Agosto 2021 – Pg 40/41