Menu fechado

Manual para uso de energia renovável na indústria

Manual

As empresas do ramo do plástico, consumidoras intensivas de energia, podem buscar informações a respeito da implementação de fontes de energia renovável em plantas industriais em um manual que foi desenvolvido pelas instituições que encabeçam o Programa PotencializEE, liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado em parceria com a agência alemã de cooperação internacional GIZ Brasil.

O material, chamado “Guia e Fontes Alternativas de Energia”, pode ser baixado gratuitamente e é indicado para empresas de diferentes portes como, por exemplo, fabricantes de extrusoras e injetoras, bem como transformadores de resinas termoplásticas e/ou bioplásticos, fornecedores de resinas recicladas e de materiais compostos.

As partes responsáveis pelo lançamento do manual salientaram que uma das premissas deste trabalho é orientar pequenas e médias empresas que pretendem adotar o uso de sistemas e/ou processos produtivos que operem a partir de fontes de energia renovável, visando assim, à preservação de recursos e redução de custos com energia elétrica, entre outros temas.

Segundo informações das instituições, o guia é composto por sessões que versam sobre os benefícios proporcionais pela adoção de fontes de energia renovável no ambiente industrial, trazendo também recomendações que podem contribuir para que empresas que já estejam em processo de implementação dessas fontes consolidem seus projetos de forma assertiva. O diretor do programa PotencializEE, Marco Schiewe, comentou mais sobre este assunto: ” a escolha correta da fonte de energia alternativa é fundamental para o sucesso de um projeto de eficiência energética. Trata-se de conceitos que abrangem a redução de impacto no meio ambiente, que é o principal objetivo do nosso programa”. Interessados no guia podem obter mais informações pelo e-mail abaixo:

PotencializEE – [email protected]

Revista Plástico Industrial SET-OUT 2022 – Pg. 10 e 12