Menu fechado

Interplast – Feira de Plásticos

Interplast

A Interplast, feira que acontece entre os dias 5 e 8 de abril, em Joinville (SC), será o primeiro evento presencial do setor de plásticos após um longo período de processo imposto pela regulamentação sanitária que se estabeleceu em decorrência da Covid-19.

A expectativa pela realização da feira Interplast é grande, pois os participantes poderão conferir in loco equipamentos, matéria-prima, software e serviços voltados para a indústria do plástico desenvolvidos nos último anos, que até agora só haviam sido apresentados ao público de forma online ou em eventos fechados das próprias empresas.

A Messe Brasil, organizadora da feira Interplast que acontece desde o ano 2000, preparou para esta edição um evento com várias atividades paralelas que visam oferecer também conhecimento e oportunidades de negócios para os visitantes.

O Congresso Técnico Empresarial Cintec, que acontece no dia 7, vai reunir especialistas sobre diversos assuntos, com uma programação montada em parceria com o Instituto de Inovação Senai, abrangendo diferentes aspectos técnicos relacionados à fabricação de produtos plásticos. Uma apresentação especial, no dia 6, foi reservada para tratar de um assunto que tem atraído muito a atenção da indústria: o uso de grafeno em formulações poliméricas.

A palestra ficará a cargo da Zextec Nano, uma parceria entre a empresa Zextec, o UCSGrafene, da Universidade de Caixias do Sul, e o TecnoUCS. A apresentação visa esclarecer como empresas e desenvolvedores que apostam na tecnologia podem tornar a produção do material viável comercialmente em larga escala.

Acontecerão também rodadas de negócios com a participação de importantes players no segmento, além de um workshop gratuito, em que os expositores vão divulgar suas inovações de forma detalhada para o público da feira. As empresas que farão estas apresentações são: Apta, Tecnoserv, Carbomil, Multicolor, Petropol, Simco, Milacron, Piovan, Vektron, Mold Masters, Termocolor, Neosonics, Cromex e Periféricos do Brasil.

Também será realizado o Workshp de Qualidade, Instrumentação e Medição, organizado pela CSQI, Câmera Setorial de Qualidade e Instrumentação da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), com a participação de profissionais das empresas Bass, Hexagon, Wika, Mainard, Mitutoyo, Digitrol e MTS.

Outra atração da feira Interplast será o Espaço Recicla Plástico, um ambiente montado para comportar demonstrações de máquina, equipamentos e rotinas relacionadas à reciclagem, em especial do PS e do EPS, além de conscientizar o público sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Simultaneamente à Interplast acontecerá a Euromold, Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas. Design e Desenvolvimento de Produtos.

Os produtos da feira

Equipamentos e serviços

A Altax7 (Rio Claro, SP) vai divulgar no evento a comercialização de máquinas, periféricos, peças de reposição e serviços como desenvolvimento de projetos, importação direta de maquinários, consultoria, instalação e implantação. Entre as máquinas comercializadas estão aglomeradores, aglutinadores, extrusoras, injetoras, micronizadores, misturadores, impressoras a laser e equipamentos para automação. A empresa também fornece fusos e cilindros para máwuinas transformadoras, com possibilidade de aplicação d liga bimetálica como revestimento, o que aumenta a durabilidade e a produtividade das máquinas.

Frascos e embalagens

A japonesa Aoki, fabricante de máquinas e moldes para a produção da embalagens plásticas com subsidiária em São Paulo (SP), apresentará na feira suas tecnologias de processamento de ISBM, as quais permitem a moldagem por injeção-estiramento-sopro em estágio único sem reaquecimento da pré-forma, também chamado de método carrossel. Destaca-se a nova série AL que busca a redução dos custos de produção em massa, bem como a conomia de espaço e energia, devido à redução do tamanho da máquina. Além disso, a empresa pode realizar projetos voltados para a fabricação de frascos usando PE, PP, PSAI, PET (virgem ou reciclado), PETG, PC, PA, PPSU, PMMA, SAN, PLA, PEN, entre outros materiais.

Injetoras para produção em diferentes escalas

A Arburg (Alemanha), com filial em São Paulo (SP), vai expor suas linhas de injetoras elétricas, hidráulicas e híbridas. Uma delas é a série Golden Electric, a qual conta com máquinas elétricas que são indicadas para processos produtivos de ciclo curto. De acordo com a empresa, as máquinas que comercializa contam com sistemas de acionamento refrigerado por fluidos, o qual pe fechado e assim não fica sujeito à ação de intempéries que eventualmente estejam presentes no chão de fábrica como, por exemplo, sujidades. A força de fechamento, inclusive de injetoras pertencentes às séries de modelos híbridos ou hidráulicos, é de até 6.500 kN.

Tecnologia para produção de tubos de PVC

A BY Engenharia (São Paulo, SP) vai divulgar no evento a linha de equipamentos para produção de tubos de PVC fornecidos por fabricantes norte-americanas e europeias que são representadas no Brasil com exclusividade pela empresa. Entre os equipamentos estão bobinadores para tubos corrugados (Sica), bombas de engrenagens, trocadores de tela e granuladores (Maag), matrizes e componentes para linhas de extrusão plana (Xaloy). Também serão fornecidas informações sobre as linhas de extrusão completas da norte-americana Davis Standart, misturadores da Plasmec, medidores de espessura da Scantech, sistemas para tratamento de superfície por chama da Essci, linhas de reciclagem da Gamma Meccanica e misturadores contínuos da Farrel Pomini.

Matéria da Revista Plástico Industrial – Março – Pg 22 e 23