Menu fechado

Política industrial para os produtos médicos

industrial

As entidades Abimed (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde), Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) e Abraidi (Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde) se uniram recentemente para criar um documento que será intitulado “Proposta de Política Industrial”, que foi apresentado no início de setembro e será entregue aos candidatos à Presidência da República e ao Governo do Estado de São Paulo. A ação poderá favorecer aos fabricantes de plásticos que fornecem para este segmento.

O objetivo é que os candidatos se comprometam com as metas de fomentar a inovação, ampliar a oferta de serviços e produtos para a área médica, gerando mais empregos e renda. As ações trariam também benefícios ao setor de plásticos, notadamente no caso de substituição de importações, tendo em vista o grande número de produtos médicos fabricados com resinas plásticas. Outro propósito do conteúdo consensual das três entidades é estabelecer em diálogo logo com a sociedade e os diferentes órgãos de governos, bem como com os formuladores de políticas públicas. Por isso, também tem como público-alvo acadêmicos, empresários, investidores, autoridades e personalidades da vida econômica nacional.

As propostas

A elaboração do documento teve como base a revisão da bibliografia de referência do tema “Política Industrial, nacional e internacional”, análises quantitativas, por meio de fontes secundárias, e qualitativas, a partir de entrevistas com as lideranças do setor produtivo. O conteúdo é dividido em nove propostas: Priorizar as políticas de saúde; uso inteligente do poder de compra do Estado; reestruturar o diálogo permanente no âmbito do CEIS (Complexo Econômico e Industrial de Saúde); Brasil: protagonista nas cadeias globais de valor de dispositivos médicos; estimular pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I): convergência do marco; financiamento; Agenda 2030 da ONU e a Saúde e finalmente, sistema tributário.

Revista Plástico Industrial – SET-OUT-2022 – Página. 8