Menu fechado

IHM – Interface Homem Máquina

ihm

Você sabe o que é um IHM e porque ele é tão importante? Continue a leitura para descobrir.

A automação precisa de sistemas flexíveis, com maior interação entre os dispositivos para que se tornem mais inteligentes e eficientes. Esses equipamentos podem ser elétricos, mecânicos, pneumáticos e etc.

Porém, também é necessário que as pessoas interajam com esses ativos, de maneira que possam ser operados remotamente.

A IHM é a ponte para essa interação e por isso uma das principais ferramentas da automação industrial.

Conhecida como interface homem-máquina (ou interação homem-máquina),trata-se de uma tela, que facilita e torna mais eficiente a comunicação entre os operadores e as máquinas.

Como exemplo podemos usar o caixa-eletrônico:

Se você quiser sacar dinheiro, é possível ver alguns botões na tela, clicar e solicitar o saque. A tela do caixa é nesse caso, a IHM. Sem ela, você teria que interagir diretamente com bancos de dados, o que envolveria linguagens de programação, a fim de gerar ações. Ela facilita sua comunicação com a máquina co uma visualização prática, janelas com mensagens de fácil compreensão e animações.

A IHM é pensada de maneira que qualquer usuário compreenda seu uso capaz de executar funções sem dificuldades. Com a IHM ninguém precisa ter noções de programação para o operar o sistema.

IHM na automação industrial

As IHMs se comunicam com controladores lógicos programáveis ​​(CLPs) e dispositivos de entrada / saída para obter e exibir informações para os usuários visualizarem. As telas da IHM podem ser usadas para uma única função, como monitoramento e rastreamento, ou para executar operações mais sofisticadas, como ligar/desligar máquinas e seus componentes, ou aumentar a velocidade de produção.

As IHMs são usadas para otimizar os processos industriais, digitalizando e centralizando os dados para um visualizador. Ao acessar a IHM, os operadores podem ver informações importantes exibidas em gráficos, tabelas ou painéis digitais, visualizar e gerenciar alarmes e conectar-se aos sistemas tudo através de um console.

Para facilitar ainda mais o trabalho dos operadores, a tecnologia de display touch screen permite uma interação intuitiva com ás máquinas e o processo produtivo.

Anteriormente, os operadores precisavam andar pelo chão de fábrica constantemente para revisar algum progresso do processo, e registrá-lo em um pedaço de papel ou quadro branco.

Ao permitir que os CLPs comuniquem informações em tempo real diretamente a um monitor IHM, elimina a necessidade dessa prática desatualizada e, assim, reduz muitos problemas dispendiosos causados ​​pela falta de informações ou erro humano.