Menu fechado

Grafeno aumenta a resistência de filmes plásticos

grafeno

A Gerdau Graphene (São Paulo,SP) anunciou o desenvolvimento do masterbatch de polietileno Ply-G PE-07GM com grafeno, usado na produção de filmes plásticos brasileiro, nas versões termoencolhível (stretch) e convencional.

O Poly-G PE-07GM foi concebido às formulações e aos produtos finais as propriedades de resistência do grafeno em aplicações como filmes, perfis e chapas, obtidos por extrusão. Os novos produtos são mais leves, duráveis e reduzem o desperdício de plástico em até 40%.

O uso do aditivo melhorou as propriedades mecânicas e térmicas do polietileno (PE), além de suas características de processamento, permitindo o desenvolvimento de produtos finais mais finos e resistentes. Entre outros benefícios estão a melhora das propriedades de barreira ao gás, maior resistência aos raios UV, maior rigidez e resistência à tração, redução do coeficiente de atrito, maior estabilidade e condutividade térmica e elétrica.

Prova de resistência em embalagem para pregos

O Poly-G PE-07GM foi testado em uma série de aplicações industriais, inclusive nas fábricas de Gerdau como filme para embalagem de pregos. O uso do novo filme plástico, aditivado com 25% de grafeno, possibilitou reduzir a espessura e aumentar a resistência das embalagens, com a consequente diminuição de perdas no processo de empacotamento, devido ao menor índice de perfuração dos invólucros.

Foi registrada a redução de 39% no volume de embalagens danificadas e um aumento de 7% na produtividade das linhas de filmes. “Os termoplásticos, como o polietileno, são essenciais para a maioria das operações comerciais, principalmente em ambientes de varejo, logística e industriais. Melhorar a qualidade dos materiais à base de polietileno tem um impacto significativo em sua sustentabilidade, além de reduzir custos”, afirmou Alexandre Corrêa, CEO da Gerdau Graphene.

A empresa anunciou também o início da parceria com a Sumitomo, visando à exportação e distribuição dos produtos contendo grafeno no mercado japonês. “A parceria com a Sumitomo, com tradição em diversas áreas industriais, representa um marco significativo para nossa empresa, e atesta a qualidade e o valor de nossos produtos, já que o mercado japonês é maduro e conhecido por sua atenção a materiais de alta qualidade”, comentou Corrêa.

Revista Plástico Industrial – ABR-MAI 2023 – Pg. 6