Menu fechado

Como a indústria 4.0 está relacionada com a revolução tridimensional?

A indústria 4.0, também conhecida como a Quarta Revolução Industrial, é baseada no uso de tecnologias digitais avançadas para melhorar os processos de fabricação. Assim, a revolução 3D pode ser vista como uma continuação desse processo, já que envolve a integração de três elementos: robótica, Internet das Coisas (IoT) e Big Data.

Portanto, esse novo processo garante a implementação de técnicas e recursos cada vez mais eficientes na produção, além de aumentar a qualidade dos itens produzidos. Os fabricantes também podem usar essas tecnologias para automatizar os processos, reduzir os custos de produção e aumentar as suas margens de lucro.

O que é a revolução tridimensional?

A revolução 3D é um processo associado ao uso da tecnologia de impressão 3D, que permite a impressão de objetos tridimensionais em uma variedade de materiais.

Usando determinados recursos, como a impressão FDM (Fused Deposition Modeling) e a SLA (Stereolithography), a revolução 3D consegue criar objetos complexos com precisão e eficiência, dispensando a necessidade de manter grandes estoques.

Inclusive, essa tecnologia viabiliza a criação de protótipos em pouco tempo, o que a torna atraente para empresas de todos os tamanhos. O processo é comumente usado em alguns campos, como Engenharia, Arquitetura e Design Gráfico, para criar objetos em três dimensões.

Como funciona a revolução tridimensional?

É relevante pontuar que esse conceito parte do processo produtivo para criar objetos em 3D, utilizando formas que estão apenas em duas dimensões. Para isso, é preciso ter um software para criar as formas e imagens. A partir do desenho em 2D — que deve ser manipulado para gerar peças tridimensionais

Quais são os impactos da revolução tridimensional?

A revolução 3D pode proporcionar diversas vantagens. ao conhecê-las, é possível ter uma boa motivação para implementar novas tecnologias e, é claro, usufruir de todo o potencial que essa tendência apresenta. Confira!

Otimização da gestão de tempo

Com a correria do dia a dia, é preciso encontrar formas de otimizar os processos na empresa e melhorar a gestão de tempo. Para isso, contar com ferramentas adequadas e investir na revolução 3D pode ser uma ótima alternativa.

Isso porque ela vai permitir que sejam testados protótipos em sua startup de maneira ágil e eficiente, poupando bastante tempo. Assim, você conseguirá avaliar com cautela os resultados e entender o que precisa ser melhorado.

Aumento da praticidade

Como você pôde ver, a agilidade das soluções apresentadas pela revolução tridimensional pode melhorar a gestão de tempo. Além disso, ela proporciona muita praticidade para o dia a dia do negócio.

Afinal, as peças desenvolvidas podem ser testadas e modificadas de maneira simples e rápida. Assim, é possível entender quais são as formas de fabricar itens que atendam às necessidades dos consumidores.

Melhora na produtividade

Encontrar maneiras para produzir bem e conseguir se destacar em seu mercado é fundamental para ter resultados incríveis e aumentar a sua participação no nicho de atuação. Para isso, implementar a revolução 3D é uma ótima saída.

Por meio dela, torna-se viável reduzir o desperdício e elevar a agilidade nos processos, trazendo mais produtividade para o seu estabelecimento.

Além disso, o aumento na produtividade ajudará a dispor de mais tempo para pensar em estratégias voltadas a melhorar a qualidade do que vem sendo disponibilizado no mercado.

Redução de custos

Conseguir meios para reduzir os custos é fundamental na hora de manter uma boa gestão financeira e, com isso, garantir longevidade para o seu empreendimento. Nesse sentido, a revolução tridimensional também gera ótimos benefícios.

Isso porque, por meio dela, é possível reduzir o desperdício e garantir eficiência no processo produtivo. Assim, há menos gastos com materiais — sem contar o menor tempo necessário para conduzir a produção da mesma quantidade de itens.

Mobilidade na produção

Criar itens adequados à sua demanda e entender como atender aos seus clientes de maneira eficaz é cada vez mais importante para conseguir ótimos resultados no mercado de atuação. Logo, é preciso ter mobilidade e procurar se manter adequado às tendências.

Para isso, usar as soluções da revolução 3D é uma ótima opção, pois ela permite que sejam desenvolvidos produtos personalizados com rapidez e flexibilidade. Afinal, os modelos computadorizados ajudam a controlar de maneira eficaz o volume de produção.

(Fonte: Randon)