Menu fechado

Bioplásticos em embalagens antimicrobianas em projeto

Bioplásticos em embalagens antimicrobianas em projeto

O Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha) está participando de um projeto que visa ao desenvolvimento de Bioplásticos em embalagens antimicrobianas, as quais serão utilizadas para acondicionar cosméticos, produtos para cuidados pessoais, entre outros.

Trata-se de um projeto chamado BeonNAT, a ser realizado por um consórcio do qual fazem parte empresas e centros de pesquisa da Europa. Os trabalhos encabeçados pelas instituições participantes também incluem o desenvolvimento de materiais poliméricos antivirais que serão destinados à fabricação de produtos para pets como, por exemplo, areia que absorve a urina de animais domésticos.

Umas das frentes de trabalho do consórcio envolve o plantio e cultivo de árvores e outras plantas selecionadas, que, de acordo com informações divulgadas pelo instituto espanhol, servirão como fonte de fornecimento de biomassa para a indústria de transformação.

Entre as funções do Aimplas no projeto de Bioplásticos em embalagens antimicrobianas está a produção de poli(ácido láctico) (PLA), que será realizada a partir do processamento de açucares fermentáveis e resíduos de biomassa, e o encapsulamento de sílica e óleos, os quais poderão ser adicionados à formulação de embalagens antimicrobianas e de areias absorventes.

Em comunicado à imprensa, o instituto informou que em um primeiro momento os trabalhos serão realizados em regime de projeto-piloto, em que os bioplásticos e embalagens serão submetidos a testes. Também serão conduzidos e o processamento dos bioplásticos, visando à otimização de operações e do produto final.

Revista Plástico Industrial – Nov/ Dez – Pg 50 e 51