Menu fechado

Aplicativos Digitais podem Beneficiar a Fabricação de Moldes

Aplicativos

Você conhece os aplicativos digitais que podem ajudar na fabricação de moldes? Continue a leitura para descobrir.

Em tempos de crescente complexidade na produção, processos de fabricação de moldes e ferramental eficientes e rápidos constituem uma vantagem competitiva. Alguns aplicativos oferecem a possibilidade de criar a infraestrutura necessária para a customização desses processos, favorecendo também a tomada de decisões mais rápidas.

Nos países em que o custo da mão de obra é muito alto, a diferenciação tecnológica no cenário competitivo é crucial para o sucesso a longo prazo de empresas que fazem moldagem por injeção. O planejamento e a prevenção de defeitos constituem um desafio na fabricação de moldes e ferramental devido á sua baixa frequência de repetição.

As redes digitais oferecem novas oportunidades sob este aspecto. Aplicativos específicos – os chamados App’s, comumente instalados em smartphones servem como base para esse objetivo. A sua utilização bem-sucedida consiste na agregação sistemática de dados no âmbito da chamada “Internet da produção”, cujos potenciais benefícios, bem como exemplos de aplicativos para auxiliar na priorização de etapas, prevenção de erros, fase de testes (try-on) e gerenciamento do chão de fábrica, são apresentados a seguir.

A confecção de moldes é de importância central na produção de peças plásticas moldadas por injeção, cuja qualidade é significativamente influenciada pelo ferramental. A eficiência da fabricação é transferida para a produção em série e, portanto, constitui um fator competitivo. Na Alemanha 59% das empresas da indústria de ferramental atendem demandas de moldagem por injeção.

Devido à crescente demanda por produtos customizados, a complexidade e a concorrência na fabricação de moldes está aumentando. O uso de redes digitais é um caminho para criar a transparência necessária em todos os processos.

Revista Plástico Industrial N° 263