Menu fechado

10 melhores equipamentos para automação Industrial.

Com o avanço da tecnologia na indústria, tornou-se possível automatizar muitos processos. Máquinas e softwares conseguem realizar múltiplas tarefas tornando os processos automatizados mais eficientes, rápidos e mais baratos.

Abaixo citaremos os 10 melhores equipamentos para automação em 2024, mas antes entenda como os equipamentos para automação funcionam.

Os equipamentos para automação industrial funcionam por meio de sensores e controladores que automatizam atividades como controle de temperatura, controle da iluminação, acionamento de dispositivos, conforme uma configuração prévia.

Devido a estas importantes mudanças tecnológicas, alguns cargos e funções tiveram que, de fato, se atualizar pois os equipamentos para automação acabaram criando outras funções, pois é preciso configurar e gerenciar os equipamentos, bem como realizar sua manutenção.

Agora confira a lista dos 10 melhores equipamentos para automação.

1.    Sistemas SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition)

 Os sistemas SCADA envolvem tecnologias avançadas que coletam dados em tempo real de processos industriais espalhados geograficamente.

Eles monitoram, coletam e processam informações de sensores e atuadores diferentes, oferecendo dados necessários para a tomada de decisão por operadores humanos ou automáticos.

Os sistemas SCADA permitem monitoramento amplo e minucioso. Também permitem o controle de plantas industriais complexas.

Por meio de uma interface centralizada, é possível visualizar o status de produção em tempo real, identificar falhas, melhorar operações e reagir com rapidez a condições anômalas.

2- Softwares

Os softwares são programas que coletam dados, armazenam e geram relatórios. Eles permitem ganhos de produtividade, implementação de um sistema de segurança avançado, controle, análise e rastreamento da produção com mais rapidez e eficiência. Garantindo a funcionalidade dos equipamentos de automação 

3. Sensores e Atuadores.

Os sensores medem e controlam processos e informações valiosas. Existem diversos tipos de sensores industriais veja alguns exemplos:

·         sensores de temperatura;

·         sensores de nível;

·         sensores de pressão;

·         sensores de vazão;

·         sensores capacitivos;

·         sensores magnéticos;

·         sensores fotoelétricos;

Os atuadores são dispositivos mecânicos projetados para transformar formas de energia, (sinais elétricos, hidráulicos ou pneumáticos) em movimento mecânico. O movimento pode ser linear ou rotativo, a depender do design e da aplicação específica do atuador.

É possível aplicar atuadores em diferentes máquinas industriais para efetivar tarefas diferentes, incluindo o controle automatizado de válvulas, portas ou outros dispositivos mecânicos.

Eles são equipamentos de automação industrial fundamentais não só por garantirem a execução eficiente das operações, mas também por oferecerem segurança e confiabilidade, reduzindo a necessidade de intervenção manual em operações que podem oferecer riscos.

 4. CLPs

O CLP (Controlador Lógico Programável) é um dispositivo digital que armazena instruções em sua memória, o que permite a automação de tarefas e processos.

É considerado um tipo de computador que comanda e monitora processos ou máquinas industriais. É um equipamento de implementação fácil, manutenção simples e elevada confiabilidade.

5. IHMs

IHM é a sigla para Interface Homem-Máquina. A IHM facilita a interação entre o Homem e a máquina. Com a aplicação na tela, o operador consegue controlar remotamente os equipamentos. Na indústria, IHMs são usados juntamente com CLPs.

Uma grande vantagem das IHMs é que permitem a intervenção humana e simplificam a supervisão, permitindo um efetivo controle dos sistemas de automação pelos operadores responsáveis.

6. Robôs colaborativos (cobots)

Os robôs colaborativos, também chamados de cobots, são desenvolvidos para trabalhar juntamente com seres humanos em um ambiente compartilhado. Eles realizam atividades de maneira autônoma ou semiautônoma.

A atuação dos cobots contribui para aumentar a produção, melhorar a eficiência e reduzir a carga de trabalho físico dos profissionais. Destaque para o fato de que os robôs colaborativos ajudam a aumentar a segurança.

7. Rádios

Na automação, o rádio transmite informações em longa distância. Dessa forma, ele é muito valioso em locais cujo acesso é difícil (poços de petróleo, por exemplo).

O rádio ajuda a melhorar o nível de segurança e a produtividade. Além disso, ele atende a critérios de disponibilidade e integridade. Algumas de suas vantagens são:

·         implantação rápida;

·         capacidade elevada de alcance;

·         custo baixo de manutenção;

·         maior mobilidade;

·         imunidade a ruídos;

·         flexibilidade.

8 Máquinas de teste

É um dos equipamentos de automação industrial fundamentais pois ela tem como foco avaliar os produtos para verificar se está tudo certo com ele. Esse equipamento pode realizar testes de vibrações, resistência mecânica, estanqueidade, teste elétrico ou qualquer outra necessidade que a empresa precise suprir para realizar esses testes.

9 – Esteiras transportadoras

Quando pensamos em linha de montagem e automação industrial, as esteiras transportadoras são, sem dúvidas, o primeiro equipamento que vem até a nossa mente. Como o próprio nome diz, esse equipamento é utilizado para transportar tanto os materiais quanto os produtos de forma mais prática e muito mais ágil, ganhando, assim, uma maior produtividade e diminuição do tempo e custos da empresa.

10- Por ultimo e não menos importante estão os protocolos de comunicação.

Ao desenvolver e implementar um projeto de automação industrial, não basta escolher os melhores equipamentos. É preciso pensar em todos os processos necessários para que as máquinas atuem conforme o desejado e é diante dessa exigência que surgem os protocolos de comunicação.

Esses elementos garantem que tudo funcione no esperado e atendem a várias necessidades. Como cada projeto é único, também há opções diferentes para estabelecer essa troca de informações.

Os protocolos de comunicação são, exatamente, essa “ponte” que liga os parâmetros às ações dos equipamentos de automação. São eles que permitem que os sistemas realizem os movimentos desejados e que garantem uma análise completa do desempenho. Alguns deles são:  Modbus , CANopen, Devicenet e diversos outro,

E estes foram os 10 equipamentos de automação industrial que escolhemos, claro que há muitos outros. Fiquem atentos as próximas postagem e saibam tudo o que acontece de novidades e curiosidades no mercado de automação industrial