Menu fechado

Válvula Hidráulica e Pneumática

Válvula Hidráulica e Pneumática

Você conhece as Válvula Hidráulica e Pneumática e porque elas são tão importantes?

A Válvula de controle direcional ou simplesmente Válvula direcional é um dos componentes fundamentais tanto em sistemas hidráulicos, como em sistemas pneumáticos. Sua função é permitir a vazão do fluido sob pressão por diferentes vias, para realizar um trabalho, por exemplo, a movimentação de um cilindro hidráulico.

Seu principal elemento é um êmbolo (também chamado de carretel), que realiza um movimento deslizante (ou rotativo, conforme o tipo de válvula) dentro do corpo da válvula. Este movimento faz a comunicação entre os canais internos da válvula, direcionando o fluido para a realização do trabalho. O acionamento do carretel deslizante pode ser feito de forma eletromecânica, hidraulicamente (ou pneumaticamente), ou ainda mecanicamente. Ao cessar a ação sobre o carretel, este retorna para a posição neutra, também chamada “posição de repouso”, pela ação de molas, na maioria das válvulas. Nos tipos de válvulas com carretel rotativo, o acionamento se dá mecanicamente, de forma manual ou por dispositivos mecânicos.

Uma Válvula Hidráulica e Pneumática típica constituem-se de:

  • corpo principal, que pode ser de ferro fundido, alumínio, antimônio ou outros metais, e até mesmo de composto plástico, quando utilizada em sistemas pneumáticos ou hidráulicos de baixa pressão.
  • êmbolo (ou carretel), que normalmente é de aço, mas pode ser de alumínio, outros metais ou também de composto plástico, conforme a aplicação descrita acima.
  • mola(s), montadas em uma ou nas duas extremidades do carretel, dependendo da configuração da válvula. São fabricadas em aço e têm a função de manter o carretel na posição “neutra”, quando a válvula não recebe nenhum comando.
  • solenoides, alavancas, botões acionadores, dependendo do tipo de acionamento da válvula.

Válvulas Hidráulicas

Um dos equipamentos mais importantes no setor hidráulico, as válvulas hidráulicas, são equipamentos desenvolvidos para realizar o controle dos sistemas hidráulicos industriais. Basicamente, todas as válvulas hidráulicas têm funções parecidas que são de reduzir, aumentar, fechar ou manter a pressão em determinados pontos.

Válvula Pneumática

Válvula Pneumática ou Válvula Direcional, faz parte de um conjunto de automação de um processo eletropneumático ou pneumático. A Válvula Pneumática tem como função controlar a direção, pressão e/ou vazão do ar comprimido, para movimentar ou acionar um cilindro, um atuador ou outros mecanismos da automação de equipamentos.
As Válvulas Pneumáticas são conhecidas pelo controle direcional de 2, 3, 4 ou 5 vias, reguladores de vazão ou pressão e de bloqueio com diversos tipos de atuadores.