Menu fechado

Termoplástico Líquido

Termoplástico

Termoplástico líquido atende requisitos das indústrias da mobilidade e de energia eólica.

A francesa Arkema desenvolveu a resina termoplástica Elium, que possui uma característica muito particular: apresenta estado líquido à temperatura ambiente, mas pode ser usada na fabricação de peças plásticas termoformáveis e recicláveis. Classificado como um compósito termoplástico, o material é um forte candidato a substituir os metais, em razão de sua boa relação peso x resistência mecânica.

Especialmente no segmento de mobilidade, em que estão em voga os requisitos técnicos dos materiais que serão usados na fabricaçãi de veículos elétricos, essa categoria de resinas atende a diferentes necessidade técnicas, pois são 50% mais leves que o alumínio (50% mais leves que o aço).

Elas adquirem mais resistência ao receber fibras de reforço responsáveis pelo bom desempenho mecânico do composto. Somados a aditivos melhoradores de desempenho, os compostos de tornam ainda mais resistentes, mas permanecem termoformáveis e recicláveis, características típicas dos materiais termoplásticos. No entanto, são processados por meio de tecnologias tradicionais como rtm e infusão, que são usados para processar termofixos. Em parceria com o M2P, um instituto de pesquisa tecnológica localizado em Metz (França) e junto com fabricantes de automóveis e OEMs automotivos franceses, a Arkema se juntou à Fast RTM – Fast Resin Transfer Molding, uma plataforma de tecnologia criada em 2015.

Dentre os desenvolvimentos realizados no escopo desta plataforma está uma aplicação que demonstra a viabilidade da produção em masse de peças automotivas feitas com o compósito Elium, uma velocidade de produção de uma peça a cada dois minutos, atendendo a exigências de montadoras.

Turbinas e pás eólicas também podem ser fabricadas com a resina, uma aplicação que venceu inclusive a edição 2020 do prêmio Pierre Portier, criado pelo ministério da Economia Finanças e Indústria da França para destacar iniciativas no campo da química que promovem o desenvolvimento sustentável.

Arkema – www.arkema.com/global/en

Revista Plástico Industrial – Outubro – 2021