Menu fechado

Películas plásticas com boa condutividade elétrica e transparência

Películas plásticas

Você conhece as películas plásticas e sabe como elas podem ser úteis? Continue a leitura para descobrir.

Desenvolvedores de filmes e películas plásticas estão trabalhando no aprimoramento de produtos para atender à demanda de segmentos que buscam otimizar o aproveitamento de luminosidade natural. Aplicações desse tipo estão mostrando para a indústria manufatureira caminhos para a eficiência energética, e são úteis para diversas áreas como, por exemplo, de geração de energia fotovoltaica, automobilística e de eletroeletrônicos.

Um recente desenvolvimento de películas plásticas transparentes que apresentam ao mesmo tempo boa condutividade elétrica, transmitância e baixa refletância foi realizado por cientistas na Universidade de Michigan (Estados Unidos). Os filmes foram obtidos pelo uso de uma formulação que continha polímeros e materiais com características dielétricas como cobre e óxido de zinco – estes últimos usados para compor uma camada interna com espessura de 6,5nm.

Os pesquisadores que lideram o projeto, Jay Guo, professor de engenharia elétrica e ciência da computação, e Chengang Ji, especialista em engenharia elétrica e computadores, contam com a colaboração de Dong Liu, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Nanjing (China).

Eles conseguiram concluir as películas graças a um estudo que teve como princípio criar revestimentos de proteção contra a radiação ultravioleta fabricados a partir de polímeros, que pudessem ser aplicados em janelas. O trabalho também consistiu no melhoramento de películas plásticas para células de painéis fotovoltaicos, telas sensíveis ao toque (touch screen) e lâmpadas de LED. “Criamos uma receita para encontrar o melhor equilíbrio entra transparência e condutividade, desenvolvendo uma superfície antirreflexo de três camadas. A camada de metal condutora é inserida entre dois materiais dielétricos que permitem que a luz passe facilmente. Os materiais dielétricos diminuem a reflexão da camada de metal e d plástico entre eles”, disse Guo.

Segundo ele, essa configuração permite a obtenção de um índice de transmitância de luminosidade de 88,4% ao invés dos 88,1% que seriam conseguidos caso fosse utilizado somente plástico.

Revista Plástico Industrial N°263