Menu fechado

NextDFM Software Gratuito

NextDFM

NextDFM é gratuito e permite verificar e analisar arquivos de projetos de placas de circuito impresso.

Cerca de 60% do custo de produto dependem do projeto; 75% do custo de fabricação dependem da especificação do projeto; de 70% a 80% dos defeitos de produção são causados pelo design, segundo estatísticas. Para solucionar esses problemas, a NextPCB criou NextDFM, que tem a vantagem de encurtar o ciclo de desenvolvimento do produto, reduzir os custos de produção e melhorar a qualidade do produto. É uma ferramenta efetiva para as empresas melhorarem a eficiência do design de produtos e reduzir os custos de aquisição.

Na indústria de placas de circuito impresso, existem alguns softwares PCB DFM disponíveis, como Cadence Allegro, Mentor Valor e Zuken. Embora essas ferramentas tenham funções ricas, elas são extremamente caras e complicadas de usar.

Assim, para ajudar a maioria dos engenheiros eletrônicos a melhorar a eficiência do projeto, encurtar o ciclo de desenvolvimento e reduzir os custos de fabricação, e também para promover o crescimento rápido e constante da indústria eletrônica, a NextPCB adaptou o software “verificador e análise de arquivos PCB” – NextDFM para engenheiros de projeto de placas de circuito impresso com menos de 4 anos de experiência.

O que é o NextDFM – O NextDFM é um verificador de projeto de placas de circuito impresso profissional e eficiente para a fabricação de placas. Trata-se de uma calculadora de impedância precisa, mais simples do que o SI9000, que corrige os problemas de projeto de placas de circuito impresso de forma automática. Com apenas um clique, os usuários podem “Painelizar” a placa no modo visualizar a simulação, o que pode ajudar os usuários a localizar e com precisão corrigir os problemas do projeto com antecedência, fornecer soluções de otimização, evitar defeitos de qualidade e alcançar o objetivo de reduzir custos e melhorar a eficiência.

Seis funcionalidades – O software NextDFM é fácil de usar e prático. Suporta vários formatos em Altium Designer, Protel 99SE, PADS e formatos de Gerber e ODB ++. Pode localizar rapidamente e diagnosticar com precisão os riscos ocultos do projeto com um clique, fornecer cotação com um clique para mostrar o preço e sugerir ajustes para controlar os custos de produção.

  • A primeira funcionalidade é sua facilidade de uso. Para fazer o upload dos arquivos, basta arrastar para dentro do software, como na figura 1.
  • Verificador de arquivos de placas de circuito impresso com um clique. O NextDFM pode analisar os problemas comuns de projeto com apenas um clique. Para arquivos Gerber, o software pode não apenas reconhecer automaticamente o tipo de camada, formato de aquivo e alinhamento, como também pode localizar com precisão os problemas e oferecer a solução para otimizar os problemas com uma combinação de problemas de design, problemas de produção, capacidades de fábrica e fatores de preço.
  • Múltiplas ferramentas práticas. O NextDFM integra várias ferramentas práticas, incluindo ferramenta de painelização DIY PCB, calculadora de impedância (mais simples que o SI9000), calculadora de PADS, calculadora de distância de rota e calculadora de utilização. Além disso, cobre a função de visualização de imagem, CAM350, GerbView e suporta a visualização de simulação física.
  • Cotação instantânea. A cotação em tempo real baseada nos dados analisados do usuário mostrará os detalhes do preço e do prazo de entrega, o que permite prever facilmente o custo e o tempo de entrega no projeto da placa de circuito impresso.
  • Gerador de arquivos com um clique. Pode gerar Gerber, lista de materiais (BOM) e coordenar arquivos do Altium Designer, Protel e PADS com um clique.
  • Gratuito. O NextDFM é gratuito, disponível 24/7 e sem limites.

Como usar – Para instalar o NextDFM, visite https://www.nextpcb.com/nextdfm.stmland e clique em Free Download. O software ocupa 512M. É necessário ter espaço livre também para rodar o software. Depois é só instalar o programa e fazer o registro. O NextDFM está disponível somente para sistemas Windows (por enquanto, Win7 / WinVista / Win2003 / WinXP / Win8 / Win10).

Para ajudar na utilização do software há um vídeo tutorial bastante detalhado,

O NextDFM é um software livre desenvolvido de forma independente pela NextPCB. Além de suas funções poderosas, possui uma equipe técnica profissional com mais de 5 anos de experiência em Cadence, PADS, Altium Designer, e projeto design Protel. Além disso, a equipe tem mais de 15 anos de experiência em produção e P&D. Esse time oferece sugestões de análise e otimização, bem como serviços de comunicação e assistência técnica individualizada. Qualquer dúvida ou ideia, envie para [email protected]

Revista IPESI – EI – 234