Menu fechado

Impressão 3D de uso militar

militar

A ExOne Company, uma fabricante de impressoras 3D industriais de areia e metal usando a tecnologia de jateamento de aglutinante, fechou um contrato do Departamento de Defesa dos EUA para desenvolver uma “fábrica”, de impressão 3D para uso militar, independente e totalmente operacional alojada em um contêiner de transporte padrão.

Atualmente em desenvolvimento, a “fábrica” de impressão 3D poderá ser instalada em um contêiner de transporte padrão, de até 12 metros de comprimento, para ser implantada diretamente no campo, via terra, mar ou ar, para fabricar peças para apoiar zonas de guerra, auxiliar na mitigação de desastres ou outras operações remotas.

Assinado pela Defense Logistics Agency (DLA) em agosto passado, o contrato de US$ 1,6 milhão se concentrará na melhoria da robustez das impressoras Binder jer 3D da ExOne disponíveis comercialmente para uma ampla gama de condições operacionais, mantendo a qualidade de peça final. Além disso, o projeto terá como objetivo simplificar o uso da tecnologia em campo com software e treinamento, para que a fábrica possa ser usada com o mínimo de conhecimento técnico.

Como parte do projeto, a ExOne está desenvolvendo uma impressora 3D de edição especial militar da Binder Jet 3D, que é capaz de imprimir produtos finais diretos ou peças e ferramentas em mais de 20 metais, cerâmica e outros materiais em pó. A impressora 3D comercial atualizada terá um estilo de corpo exclusivo e outros recursos que a tornarão um produto robusto de nível militar.

Ao possibilitar que um equipe militar imprima no local peças em 3D conforme necessário, o tempo de inatividade de um equipamento em uma crise pode ser reduzido de semanas ou meses para apenas alguns dias ou menos e também reduz os custos militares.

O ideal é que os militares imprimam em 3D um arquivo digital de uma peça quebrada ou danificada e tenham um produto acabado em menos de 48 horas, sem ferramentas convencionais. Essa abordagem economiza tempo crítico (peças usinadas normalmente levam de 4 a 6 semanas para ficar prontas), ao mesmo tempo que reduz o desperdício e a necessidade de manter estoques caros em zonas de crise.

Uma biblioteca digital de peças para impressão 3D pode ser armazenada eletronicamente, ao contrário de racks de peças de reposição em um arquivo digital não está disponível para peças mais antigas, o item pode ser facilmente digitalizado em 3D e impresso no campo. Além disso, as peças para resolver problemas únicos no campo também podem ser projetadas digitalmente e impressas em 3D, conforme necessário.

Revista IPESI – EI – 232