Menu fechado

O que é Machine Learning

Machine Learning

Post original da neilpatel.com.br

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é uma área da ciência da computação que permite automatizar respostas ao usuário a partir de inteligência artificial e big data.

Você certamente já ouviu falar em machine learning. Mas será que domina esse conceito tecnológico? Então, é bom prestar atenção. Afinal o machine learning tem influência direta em muitos momentos do seu dia a dia.

Agora mesmo, em sua navegação até este artigo: essa jornada certamente passou pelo aprendizado de máquina e pela inteligência artificial.

Mais tarde, no Netflix ou no Youtube, esse mesmo tipo de tecnologia será aplicado para sugerir filmes e séries do seu interesse. Amanhã, no caminho para o trabalho, o Waze também usará o machine learning para guiá-lo com maior rapidez e segurança no trânsito.

Conceito

Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é uma forma de análise de dados que orienta os computadores a aprenderem por conta própria, para que aprimorem seu desempenho diante de problemas específicos. Ou seja: ao invés de serem programas apenas para ações específicas, as máquinas usam algoritmos complexos para tomar decisões e interpretar dados, executando tarefas automaticamente.

Esses programas conseguem aprender a partir do alto poder de processamento de dados, sem intervenção humana. Assim, aperfeiçoam suas tarefas conforma recebem novas informações, como alunos aplicados e incansáveis.

O machine learning faz parte do extenso campo da inteligência artificial (AI), que permite movimentar US$59,8 bilhões no mundo todo até 2025, segundo o estudo da Tractica.

Inclusive, esse mercado gigantesco já está presente no seu dia a dia. Você já recebeu recomendações de produtos com base nas suas preferências? Tem visto anúncios que parecem adivinhar o que você estava pensando? Tudo isso é machine learning, e muito mais.

Mais dados, mais perguntas, mais respostas

No machine learning, o material de estudo das máquinas são os dados. Quanto mais dados alimentarem os sistemas, mais perguntas serão feitas, e mais respostas surgirão para solucionar problemas.

É por isso que o machine learning alcança seu pleno potencial com o Big data, o armazenamento e processamento de volumes gigantescos de dados. Logo, ao algorítimos inteligentes conseguem fazer uma varredura completa nessa imensidão de dados para encontrar padrões e chegar a previsões inimagináveis. Para você ter uma ideia, nós produzimos 2,5 quintilhões de bytes de dados todos os dias.

Como consequência, 90% dos dados mundiais foram criados somente nos últimos dois anos (Domo).

A evolução da aprendizagem de máquina

Embora não receba esse título, pode-se dizer que o “pai” do conceito de aprendizado de máquinas foi Alex Turing, um dos mais brilhantes matemáticos de todos os tempos.

Entre seus muitos feitos notáveis, destaca-se a descoberta da localização precisa das tropas nazistas do Dia D. Esse cientista ainda ficaria mais conhecido por ter sido o criador da inteligência artificial, a precursora do Machine Learning, na década de 1950.

A propósito, Turing também é de certa forma o responsável pela criação do próprio conceito de algoritmo, embutido na famosa “Maquina de Turing”.

O tempo passou e, em 2010, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) antecipou a evolução do setor ao publicar em artigo sobre o uso de algoritmos para tratar de dados gerados por cartões de crédito.

Depois disso, a capacidade de aprendizado das máquinas só cresceu, sendo hoje amplamente utilizada pelo Google e pelas já citadas plataformas Netflix e Youtube.