Menu fechado

Proteção IA – Inteligência Artificial

inteligência Artificial

Você sabe o que é Inteligência Artificial e como ela pode ajudar e melhorar o desempenho das grandes indústrias? Continue a leitura para descobrir.

Via Techonologies lança solução de IA que ajuda na prevenção de acidentes em armazéns e reduz perdas na cadeia de suprimentos.

Uma nova ferramenta lançada pela Via Techonologies, a solução de inteligência artificial Via Mobile360 AI Forklift Safety Kit, pode ajudar substancialmente os armazéns logísticos no esforço de prevenir acidentes e reduzir perdas e danos na cadeia de suprimentos.

Com visão em tempo real de 360 graus – e capacidade de detecção dinâmica de objetos (Dynamic Moving Object Detection), a tecnologia identifica com precisão possíveis ameaças e perigos à segurança dos trabalhadores, como a aproximação inesperada de outros maquinários ou operadores, a tempo de tomar medidas preventivas.

A solução também inclui um sistema de monitoramento dos profissionais que operam plataformas elevatórias (Driver Monitoring System), detectado sinais de fadiga ou de comportamento de risco, como distração e uso de celulares, além de mitigar ameaças potenciais, o sistema ainda melhora o campo de visão dos operadores sobre seu entorno.

“Os armazéns e hubs de cadeia de suprimentos seguem aumentando a velocidade e a escala de suas operações, e tornou-se imprescindível que atuem de forma pró-ativa na segurança de seus profissionais, cujas rotinas são cada vez mais atribuladas em um ambiente de pressão cada vez maior”, afirma Richard Brown, vice-presidente de marketing da Via Technologies.

De acordo com ele, isto agora ficou muito claro por causa da pandemia da covid-19. Somente no Brasil, devido ao isolamento social imposto no combate ao novo coronavírus, as vendas online cresceram mais de 40%. A média de abertura mensal de lojas de e-commerce passou de 10 mil para 50 mil neste período de quarentena.

“Este cenário sobrecarregou o setor logístico e tornou clara a necessidade de mais precaução por parte das empresas na operação dos armazéns”, diz o executivo.

Os acidentes em armazéns logísticos e depósitos ainda acontecem em número elevado no Brasil. Segundo o Ministério da Previdência Social, o setor de armazenagem – que inclui desde o trabalho em silo de grãos, até os voltados para atender a indústria e o comércio – teve 11,13 mortes a cada 100 mil trabalhadores em 2016, último ano com dados disponíveis. O índice deixa o setor entre os 25% mais mortíferos para trabalhadores no país.

O seguimento de grãos, sem dúvida é o mais perigoso. O ministério Público do Trabalho – braço do Ministério Público da União – registrou nada menos do que 14 mortes de trabalhadores por asfixia, estrangulamento ou afogamento causados por cereais e derivados entre 20012 e 2017.

Praticidade – O novo ferramental de segurança é bastante simples de usar, data a sua praticidade conceitual. Ao identificar uma possível ameaça, a IA emite um alerta. Mas vai além disso, Para prevenir o uso da maquinário por profissionais não autorizados, um risco sempre presente, o sistema também comporta um modelo de reconhecimento facial.

A solução abrange um conjunto completo de hardware, software, algoritmos de inteligência artificial, câmeras e opções de customização, conforme as necessidades das empresas.

O kit inclui o sistema embarcado Via Mobile360 M810, que suporta ampla faixa de temperatura de operação e entrada de 9 – 36V DC com ACC/IGN; quatro câmeras FOV-190 graus com sistema de vídeo SVS (Surround View System) e DMOD (Dynamic Moving Object Detection) frontal, para detecção de movimento de objetos.

Traz ainda uma câmera FOV-60 graus co termômetro infravermelho para o sistema de movimento do operador – DMS (Driver Monitoring System), incluindo o módulo de reconhecimento facial Driver ID; alerta de velocidade com sistema CAN Bus; visor de alta resolução de 7 polegadas; sensor opcional de uso de cinto de segurança; e sensor opcional ultrassônico de proximidade com radar de curta distância.

A ferramenta Via Mobile360 SDK também permite integração a sistemas em nuvem, enquanto o software Via Mobile 360 Calibration Tool é mais indicado para instalações simples.

Revista IPESI – EI – 229