Nos últimos anos, surpreendentemente temos presenciado avanços revolucionários na área de circuitos impressos, e uma das inovações mais promissoras é o desenvolvimento de circuitos elásticos.
temos presenciado avanços revolucionários na área de circuitos impressos, e uma das inovações mais promissoras é o desenvolvimento de circuitos elásticos.
Pesquisadores da Universidade de Purdue criaram um método inovador que com toda a certeza facilita a produção em larga escala de condutores elétricos flexíveis e elásticos impressos a jato de tinta.
Esta tecnologia inovadora de circuitos impressos utiliza uma técnica única, que consiste na dispersão de metal líquido em um solvente não metálico, como o etanol. Isto é, o processo quebra a substância em minúsculas partículas revestidas com óxido de gálio, permitindo sua passagem pelo bocal do jato de tinta da impressora .
Benefícios dos Circuitos Impressos Elásticos nova tecnologia são notáveis:
- Redução de peso em até 70% comparado a circuitos tradicionais
- Capacidade de esticar e deformar sem quebrar
- Alta durabilidade e flexibilidade para uso contínuo
- Adaptabilidade a diferentes formas e superfícies
- Resistência a ambientes hostis
Em Portugal, pesquisadores da Universidade de Coimbra também alcançaram um marco significativo neste campo de Circuitos Impressos Elásticos. A equipe do Instituto de Sistemas e Robótica desenvolveu uma técnica que permite a produção de circuitos elásticos em larga escala e baixo custo. Esta descoberta possibilita a incorporação eficiente de microchips em circuitos flexíveis e sua utilização na produção de diversos tipos de circuitos elásticos ultrafinos.
As aplicações práticas desta tecnologia são vastas e promissoras. Na área médica, podemos criar adesivos eletrônicos para monitoramento da saúde, registrando dados como atividade muscular, respiração, temperatura corporal, batimentos cardíacos e até mesmo emoções .
Na indústria têxtil, está revolucionando a próxima geração de roupas inteligentes, permitindo o monitoramento do desempenho de atletas e oferecendo novas possibilidades para a moda moderna.
De certo neste caso um aspecto certamente interessante portanto, é a capacidade destes circuitos de se adaptarem a diferentes áreas do corpo e pacientes de diversos tamanho.
No caso sua finalidade de facilitar o monitoramento contínuo em regiões anteriormente desafiadoras, como cotovelos ou articulações dos joelhos .
Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon também contribuíram significativamente para este campo, desenvolvendo um material que combina alta condutividade elétrica e térmica com recursos de atuação únicos.
A natureza macia e suave do material o torna ideal para dispositivos médicos como EEG, EMG e ECG.
Certamente de fato este material não apenas conduz, mas também é inteligente, sendo capaz de detectar, processar e responder ao seu ambiente sem hardware externo.
Em conclusão, de acordo com o texto, tecnologia demonstra notável resiliência e capacidade de autocorreção, uma vez que quando danificados, os circuitos podem de tal forma se reparar espontaneamente, com as gotículas de metal líquido formando novas conexões com gotículas vizinhas, mantendo assim a funcionalidade do circuito.
Image Source: AI Generated.