Menu fechado

Circuito impresso – Demanda aquecida

Circuito impresso

A Griffus PCB experimenta forte aumento na procura de protótipos e produções rápidas de placas de circuito impresso. A produção acumulada até setembro já supera os níveis de antes da pandemia de Covid-19.

O mercado brasileiro de placas de circuito impresso, no seguimento de protótipos e produções rápidas, está bastante aquecido. “Os desenvolvimentos da busca de novos produtos e também nas atualizações dos que já existiam estão a todo vapor”, afirma Fábio Luiz Facchini, diretor da Griffus PCB, presente no mercado desde 1986. “Nós tivemos um aumento em relação ao ano passado, o que já era de se esperar devido à retomada em relação ao ano de 2019, Já ultrapassamos os níveis do ano de 2019”, complementa o desempenho acumulado de janeiro a setembro de 2021.

De fato, a volta das atividades da vacinação conta, mas os investimentos realizados pela companhia nos anos para garantir o fornecimento de produtos de qualidade precisam ser considerados. “A Griffus tem como meta sempre realizar investimentos em equipamentos, tecnologia e treinamentos para que possamos estar preparados para alcançar nossos onjetivos”, diz Facchini.

A empresa vem realizando investimentos expressivos desde 2018, quando adquiriu um novo prédio com o dobro de área em relação às instalações ocupadas anteriormente. Além da reforma e da adequação física das novas instalações, a Griffus tem adquirido equipamentos de última geração e contratou profissionais competentes. ” Este conjunto de investimentos nos impulsionou mais ainda para uma posição bastante expressiva no nosso mercado, tanto na capacidade técnica como na produtiva”, analisa o diretor da empresa.

Entre os novos equipamentos adquiridos, destaca-se a expositora MDI, que realiza a transferência das imagens tanto do circuito como do solder para placa, tudo isso sem necessidade de fotolitos nem diazos, reduzindo o tempo de processo e aumentando a qualidade das placas, explica Facchini. Ele frisa também que com este novo equipamento diminui a geração de lixo. “Como fabricamos protótipos que quase nunca se repetem, essas ferramentas não eram arquivadas e sim descartadas logo após seu uso”. complementa.

Outro equipamento adquirido foi a reveladora de Dry Film e Solder. Após as imagens feitas pela MDI, elas precisam ser reveladas por equipamentos também de alta qualidade.

“Adquirimos também uma Prensa de Multilayer a Vácuo para responder ao aumento de demanda de placas multilayers de complexidade cada vez maior. Este investimento nos tornou aptos a atingir com bastante tranquilidade este mercado em grande expansão que a cada dia nos imprime novos desafios”, comenta Facchini.

Um novo equipamento de Inspeção Óptica Automática (AOI) também foi adquirido. “Este equipamento das a inspeção ótica nas placas, comparando o que é encontrado na placa de circuito impresso com os arquivos eletrônicos, garantindo que a reprodução do circuito seja o mais fiel possível”, explica o executivo.

Treinamento – Investir em treinamentos de funcionários é parte essencial da política da Griffus. “Nossos treinamentos são bastante robustos, de forma que os funcionários passam por vários deles”, afirma o diretor. “Os funcionários inicialmente passam por uma fase de conhecimento do que é o produto Placa de Circuito Impresso, para que serve, quais suas aplicações etc. Para depois serem treinados especificamente em uma determinada área. Este treinamento específico é feito pelo encarregado da área com o uso das instruções de trabalho, apostilas e ferramentas audiovisuais. Durante este treinamento o colaborador é avaliado e ele só passará a exercer a função após obter aprovação do encarregado da área” complementa.

Na Griffus, além de produzir com qualidade e egilidade, é vital que os profissionais do departamento de vendas e de expedição sejam também bem treinados tecnicamente “É preciso proporcionar ao cliente o melhor atendimento possível, sendo cordial e sempre trabalhando a fim de atender suas necessidade técnicas no menor prazo possível”, observa Facchini.

Capacidade produção – Os investimentos realizados desde 2018 proporcionaram aumento da capacidade de produção, com maior qualidade e menor prazo de entrega. “Em 2019, a Griffus fabricava cerca de 800 modelos ao mês e hoje já estamos produzindo em torno de 1 mil modelos. Estes modelos podem variar em vários aspectos, por exemplo: material, layers, espessura de cobre, cor de solder, cor de legenda, superfície entre outros”, afirma Facchini “A administração de toda essa variedade de características funciona muito bem, pois é feita pelo nosso departamento de PCP, assim como pelos gestores de produção.”

Facchini frisa que o aumento da capacidade de produção é bastante expressivo, porque além da quantidade de modelos ter aumentado, houve também crescimento da criticidade dos modelos. “Anos após ano a complexidade dos projetos fica cada vez maior e estes números por si só representam realmente muito mais que 200 modelos a mair por mês”, frisa.

O diretor da Griffus destaca que, além de ter todos os processos controlados e operados por colaboradores bem treinados, os equipamentos de Teste Elétrico Flying Probes fazem 100% dos testes, garantindo assim a qualidade final dos produtos que fabrica, modo a garantir uma alta qualidade do produto entregue ao cliente. Os resultados têm sido positivos, pois o índice de satisfação dos clientes é elevado.

Revista IPESI – EI – 236 – Pg. 6 e 7