Menu fechado

Nova linha de osciloscópio Fluke

osciloscópio

Fluke lança linha de osciloscópio de aplicação industrial

A Fluke Coporation anuncia nova linha de osciloscópio de aplicação industrial. A ferramenta tem como principal diferencial a possibilidade de ser manuseada e transportada de maneira simplificada, além de possuir classificação IP51 para ambientes adversos, e tigger inteligente Connect-and-View, proporcionando visualização estável e imediata sem a necessidade de complicados ajustes para verificação.

De acordo com o gerente de produtos da Fluke, Carlos Rubim, os novos osciloscópios industriais chegam ao mercado para trazer ainda mais mobilidade às ferramentas de testes que possuem a precisão de equipamentos de bancada.

“O ScopeMeter 190 Série III foi desenvolvido para ser levado para onde quer que seja, e serve para praticamente qualquer trabalho de resolução de problemas que possa surgir. Além disso, conseguimos junto com o modelo MDA-550 III englobar todas as aplicações do mercado, desde a simples checagem de um circuito até a identificação de problemas em motores, inversores de frequência e cabeamento de alimentação com sinais modulados”, afirma.

A Série III apresenta alguns upgrades em comparação à sua versão anterior, visto que agora, além de transferir facilmente os arquivos armazenados por meio de uma unidade USB, também é possível transferi-los via Wi-Fi, tornando a análise de formas de onde mais ampliada e detalhada.

Além de contar com classificação de segurança para ambientes industriais CAT III 1000 V/CATIV 600 V, o novo osciloscópio contêm até quatro entradas isoladas flutuantes e independentes que o permitem realizar medições em circuitos mistos que possuam diferentes referências de ligação à terra, reduzindo o risco de curtos-circuitos acidentais. As ferramentas de teste da Série III foram projetadas para abranger um grande número de aplicações de mV a kV, e estão aptas para atender desde aplicações de microeletrônica até aplicações elétricas de alta tensão e de elevada resistência.

Registro de dados – De acordo com Rubim, sujeira, corrosão e até mesmo ligações incorretas podem ocasionar avarias e falhas técnicas, e são as mais difíceis de serem localizadas caso não sejam checadas com frequência. “Com novos modelos de osciloscópios da Série III da Fluke, não é mais necessário se preocupar. O Técnico pode até não estar por perto quando ocorrer uma pane, mas se o equipamento estiver, o problema terá uma solução, pois será possível analisar as tensões, correntes, frequência, e todos os detalhes, de análise de tendência a forma de onda detalhadas, com a marcada do dia horário do acontecimento”, explica.

Memória – Para coletar as informações, as ferramentas possuem memória ScopeRecord que é capaz de armazenar até 30 mil ou mais pontos de dados por canal, captando eventos irregulares rapidamente, e distorções de apenas 8ns. Os novos modelos possuem ainda um multímetro digital incorporado em seu layout, de forma conveniente para medições precisas utilizando o multímetro digital de 5 mil contagens incorporado nos modelos de dois canais. As funções de medição incluem Vcc, Vca, Vca+cc, resistência, continuidade e teste de díodos. Com ele, é possível medir a corrente e a temperatura utilizando uma derivação, sonda ou adaptador adequados com uma ampla gama de fatores de escala.

Revista IPESI – EI – 236 Pg-19