Você já conhece manutenção preventiva ou a corretiva? e sabe como funciona e como pode ser útil? Continue a leitura para descobrir.
Manutenção Preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos. A manutenção aumenta a confiabilidade e leva o equipamento a operar sempre próximo das condições em que saiu da fábrica. Além de que podem previnir danos mais severos aos equipamentos.
Manutenção Corretiva como o próprio nome já diz, este tipo de manutenção significa deixar o equipamento trabalhar até avariar e, depois, corrigir o problema. Ela não é necessariamente uma manutenção de emergência, pois entra em ação mesmo quando há avaria, ou quando o equipamento começa a operar com desempenho deficiente. Em linhas gerais, a manutenção corretiva significa restaurar ou corrigir o funcionamento da máquina.
Tá, mas qual é a melhor ?
A manutenção preventiva é um conjunto de ações e medidas para evitar gastos com a compra de novos equipamentos ou manutenções emergenciais de equipamentos industriais um uma linha de produção. Essa modalidade de manutenção tem como objetivo diminuir a possibilidade de danos e falhas em um máquina.
A manutenção preventiva é muito importante para garantir maior confiabilidade e eficiência em operações industriais, evitando riscos e prevenindo desgastes nos equipamentos.
A manutenção preventiva industrial visa evitar qualquer tipo de falha e quebras em suas máquinas. Sendo assim, ela não recupera o seu equipamento e sim, previne para que ele não apresente problemas ou falhas e garante que esteja em pleno funcionamento.
O que irá definir qual o tipo de serviço de manutenção você deve utilizar em sua empresa, é a estratégia que você adotou como forma de manter os seus equipamentos com altos níveis de disponibilidade e confiança.
Todas as manutenções tem seu valor e seu objetivo. Mas, aconselhamos que você evite ao máximo a manutenção corretiva, pois ela atua quando já há uma falha em seus equipamentos e muito provavelmente sua produção já foi comprometida o que pode trazer muitos prejuízos.
Ou seja, a corretiva só é aplicada quando a máquina já está inoperável, impossibilitada de operar. Assim, a ideia aqui é evitar que ela chegue a este ponto de falha.
Portanto, se você quer evitar prejuízos em sua produção e garantir maior tempo de vida útil para suas maquinas, a manutenção preventiva será a melhor opção, pois ela evita que os equipamentos cheguem em suas falhas funcionais.